Topo

Esse conteúdo é antigo

São Francisco proíbe fumar tabaco em apartamentos; maconha está liberada

Fumar tabaco dentro de apartamentos está proibido em São Francisco, na Califórnia (EUA), mas maconha fica fora da proibição - Pexels/cottonbro
Fumar tabaco dentro de apartamentos está proibido em São Francisco, na Califórnia (EUA), mas maconha fica fora da proibição Imagem: Pexels/cottonbro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2020 16h04

Fumar tabaco dentro de apartamentos em São Francisco, nos Estados Unidos, será proibido, mas a maconha ficará de fora do veto. A medida foi resultado de uma votação realizada na terça-feira (1º) pelo Conselho de Supervisores da cidade, que deixou como exceção a cannabis para uso medicinal e recreativo.

A votação teve como placar 10 votos a 1 a favor da proibição de tabaco. Entretanto, a portaria ainda passará por um segundo turno do conselho na semana que vem e deverá ter a assinatura da prefeita de São Francisco, London Breed.

Com todo o processo finalizado, a nova lei entrará em vigor 30 dias depois.

Por ora, a proibição teve como justificativa apresentada "proteger moradores do fumo passivo". Assim, não será mais possível fumar tabaco no interior de edifícios com três ou mais unidades habitacionais.

As áreas comuns dos prédios — apesar de já serem locais onde fumar é proibido — também são citadas na proibição do conselho, de acordo com o site da CNN.

A princípio, a proposta original da medida também proibia fumar maconha em apartamentos, mas foi alterada depois que ativistas da droga disseram que a lei não poderia proibir o único lugar onde era legal fumar — dentro de casa, uma vez que a erva é proibida em locais públicos.

"Ao contrário dos fumantes de tabaco que ainda poderiam sair de seus apartamentos para ir até a calçada ou fumar em outras áreas permitidas ao ar livre, os usuários de cannabis não teriam essas alternativas legais", explicou o supervisor Rafael Mandelman, autor da emenda para isentar a maconha.

Quem não obedecer a medida que proíbe fumar tabaco nos apartamentos poderá ser multado em US$ 1 mil (R$ 5,1 mil). Com isso, San Francisco se junta a outras 63 cidades e condados da Califórnia com essa proibição.