Topo

Esse conteúdo é antigo

Carro atropela manifestantes do Black Lives Matter em Nova York

11.dez.2020 - Homem teve perna enfaixada depois que um carro atropelou vários manifestantes do Black Lives Matter em Nova York - Timothy A. Clary/AFP
11.dez.2020 - Homem teve perna enfaixada depois que um carro atropelou vários manifestantes do Black Lives Matter em Nova York Imagem: Timothy A. Clary/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/12/2020 10h13

Um carro atropelou ontem manifestantes que participavam de um protesto do Black Lives Matter (vidas negras importam, em inglês) em Nova York, deixando seis pessoas feridas.

Um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York informou à AFP que o veículo atropelou o grupo na área de Murray Hill, por volta das 16h (horário local). Vídeos do momento do incidente circulam nas redes sociais.

Uma mulher de 52 anos conduzia o veículo e foi detida, segundo o jornal The New York Post. A filha dela, 29, também estava no carro.

Depois do atropelamento, a motorista, que não teve a identidade divulgada, foi parada a cerca de um quarteirão de distância por um policial.

Fontes ouvidas pelo jornal contaram que ela relatou que seu carro foi cercado pelos manifestantes e que eles começaram a bater no veículo. Ela pisou no acelerador para se afastar do tumulto e atingiu as pessoas.

A mulher foi levada para a 13ª delegacia e interrogada. Não há informações se ela foi formalmente acusada pelo incidente.

'Ouvi pessoas gritando'

Segundo a ABC News, entre 40 e 50 manifestantes estavam no local. Eles protestavam contra a detenção de imigrantes por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), em particular, em apoio a detidos que fazem uma greve de fome.

"Eu vi pessoas que foram atropeladas voando por cima do carro. O para-brisa está totalmente rachado", Mark Apolloa, que testemunhou a cena, segundo o jornal.

"Eu ouvi pessoas gritando. Olhei para trás e uma mulher estava abrindo caminho", contou uma testemunha.

A manifestante disse ainda que viu "corpos voando" pelo ar. "Olhei de novo, o carro estava acelerando, as pessoas tentavam correr. (...) Algumas pessoas ajudavam outras, feridas, na calçada", relatou à NBC.

* Com AFP