Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem de 19 anos morre após ser atacada por tubarão na Nova Zelândia

Kaelah foi a primeira vítima fatal de ataques por tubarão desde 2013 na Nova Zelândia - Reprodução/Facebool/Kaelah Marlow
Kaelah foi a primeira vítima fatal de ataques por tubarão desde 2013 na Nova Zelândia Imagem: Reprodução/Facebool/Kaelah Marlow

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/01/2021 09h23

Banhistas testemunharam cenas angustiantes em Waih Beach, na Nova Zelândia, após um tubarão atacar uma jovem de 19 anos na tarde de ontem. Salva-vidas entraram em ação e retiraram a vítima da água, mas os paramédicos acionados ao local não puderam evitar que Kaelah Marlow morresse.

O corpo da vítima ainda não foi examinado por legistas, no entanto, relatos da polícia, divulgados pelo portal local Stuff, indicam que Kaelah tenha sofrido múltiplas mordidas nas pernas.

Elliot Hall estava na praia no momento do incidente, e confirmou que Kaelah estava nadando "além das ondas" quando começou a gritar.

Uma ambulância já havia sido acionada, quando salva-vidas entraram na água para resgatar a jovem em apuros. Contudo, a operação de resgate adquiriu tom ainda mais dramático por conta da aglomeração em volta do corpo — na Nova Zelândia, o coronavírus está controlado.

Tadhg Stopford assistiu à cena e revelou ter visto um homem e uma mulher em "estado de choque", quando os médicos colocaram uma intravenosa na paciente e iniciaram um procedimento de ressuscitação ainda mais vigoroso.

Os paramédicos passaram mais de vinte minutos fazendo massagem cardíaca na vítima, mas não foram capazes de evitar a morte de Kaleah.

Waih Beach é uma pequena cidade costeira com uma população de cerca de 2.700 pessoas, logo muitos dos que estavam ali conheciam a vítima. Um karakia, cântico religioso Maori, foi entoado em homenagem à Kaleah e ao pessoal do serviço de emergência que ajudou no local.

O último ataque de tubarão na Nova Zelândia havia sido em 2013. No entanto, Mark Wilson, residente, pressentia ser apenas "uma questão de tempo" para que algo ruim acontecesse novamente.

Ele disse que vê tubarões na área com frequência, e acredita que o tubarão envolvido no incidente seja um tubarão-ponteiro branco, conhecido popularmente grande tubarão-branco.

Quando a noite chegou ao fim, um grupo de moradores e turistas acendeu velas e bebeu em memória da vítima na própria praia. "Poderia ter sido qualquer um de nós, então apenas pensamos em beber alguma coisa para a pessoa envolvida", lamentou Mark.