Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália: Idosa em quarentena descobre investimento antigo de R$ 3,1 milhões

Registros de um investimento de 50 milhões de liras foram achados pela idosa durante uma faxina - Getty Images/iStockphoto
Registros de um investimento de 50 milhões de liras foram achados pela idosa durante uma faxina Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2021 15h56

Uma idosa italiana, de 98 anos, precisou ficar em isolamento após contrair a covid-19. Sem complicações graves em razão da doença, Nonna Maria (avó Maria) decidiu fazer uma faxina geral no seu apartamento em Roma, onde acabou encontrando uma grata surpresa: papéis de investimentos antigos com 50 milhões de liras italianas, que hoje, abatidos em juros, valem 475 mil euros (cerca de R$ 3,1 milhões).

"Senhora, fique em casa em isolamento máximo", foi a ordem dos médicos após Nonna Maria receber o resultado positivo para a covid-19. A idosa cumpriu a quarentena e aproveitou o isolamento para reorganizar fotos e objetos de memórias antigas que tem no apartamento que divide com uma filha.

Limpando, arrumando e também bisbilhotando as lembranças achadas, a Nonna se deparou com uma máquina de costura. Ao abrir um compartimento interno do instrumento, no entanto, ela encontrou mais que uma memória, um tesouro: um papel com investimentos feitos pelo seu marido, em 1986, com o valor de 50 milhões de liras italianas.

A Itália aderiu ao Euro em 2002, mesmo assim, os registros financeiros no nome do ex-militar ainda eram válidos e a família da idosa procurou suporte jurídico para reivindicar o dinheiro.

Após cálculos feitos de acordo com as taxas de juros fixadas na época do investimento e considerando também a transição de liras para euros, Nonna Maria descobriu ter direito a uma bolada: 475 mil euros, valor 19 vezes maior do que o investimento feito pelo marido dela há quatro décadas.

"Desta vez é oportuno dizer que há males que vêm para o bem. A senhora venceu a covid-19 na sua bela idade e também ficou rica", comentou Luigi De Rossi, presidente de uma associação de defesa do consumidor que auxiliou no caso, para o jornal Corriere Della Sera.

Como reforçado pelo representante jurídico, Nonna Maria já recebeu um novo teste agora com o resultado negativo para o vírus e aguarda, saudavelmente, o anúncio do veredicto da auditoria financeira, que, já dado como certo, deve sair em março para que ela possa curtir o dinheiro encontrado.