Topo

Vazamento de nitrogênio líquido mata 6 em fábrica avícola na Geórgia (EUA)

Fachada da Prime Pak Foods, na Geórgia (EUA) - Reprodução/Google Street View
Fachada da Prime Pak Foods, na Geórgia (EUA) Imagem: Reprodução/Google Street View

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

28/01/2021 16h11Atualizada em 28/01/2021 17h38

Um vazamento de nitrogênio líquido hoje na cidade de Gainesville, no nordeste de Geórgia (EUA), matou pelo menos seis pessoas e deixou outras várias feridas, de acordo com a agência de notícias Associated Press. O incidente ocorreu em uma fábrica da indústria agroalimentar. Segundo uma representante do sistema de saúde local, cinco pessoas morreram na hora e uma no hospital.

Zach Brackett, chefe dos bombeiros do condado de Hall Fire, informou que o incidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã, no horário local. O motivo do vazamento ainda está sendo investigado. Não houve explosão.

A polícia disse aos repórteres no local que dez pessoas foram levadas ao hospital, três das quais recebiam cuidados críticos. Entre os feridos, estão pelo menos quatro bombeiros com queixas respiratórias, disse Zach Brackett.

Pelo menos 130 trabalhadores da companhia foram levados para uma igreja próxima ao local, onde foram examinados pela equipe médica do Sistemas de Saúde do nordeste da Geórgia.

Alunos de escolas próximas foram temporariamente confinados em suas salas de aula, pois as informações iniciais alertaram erroneamente sobre uma explosão química.

O vazamento ocorreu na Prime Pak Foods, uma fábrica do ramo agroalimentar e especializada no processamento de aves. A cidade de Gainesville é o centro avícola do estado da Geórgia, que, por sua vez, é o maior exportador de carne de aves dos Estados Unidos.

A Memorial Park Drive, rodovia em que ficam as instalações da empresa, precisou ser fechada por horas pela manhã.

Governador da Geórgia lamenta o ocorrido

Em nota oficial divulgada nesta tarde, o governador do estado da Geórgia, Brian Kemp, lamentou a "tragédia" ocorrida em Gainesville.

"Funcionários da Agência de Gerenciamento de Emergências e Segurança Interna da Geórgia, do Escritório de Seguro e Incêndio de Segurança e da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional estão no local para auxiliar na resposta local e investigações sobre o incidente.", disse Kemp em comunicado.

(Com AFP)