Topo

Esse conteúdo é antigo

Veterano de 100 anos que fez campanha para o NHS está internado com covid

Tom Moore, combatente da Segunda Guerra Mundial - JustGiving.com
Tom Moore, combatente da Segunda Guerra Mundial Imagem: JustGiving.com

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 09h28Atualizada em 01/02/2021 12h04

O britânico Tom Moore, veterano de 100 anos que combateu na Segunda Guerra Mundial, está internado em um hospital com covid-19.

Ele ficou famoso após realizar uma campanha de doação para ajudar o sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS (National Health Service), no combate à pandemia, em abril do ano passado. Em julho, ele foi nomeado Cavaleiro pela rainha Elizabeth 2ª.

Moore foi diagnosticado com o coronavírus na semana passada e precisou ser internado ontem porque estava com dificuldades de respirar. As informações foram passadas pela filha do veterano, Hannah, no perfil do pai nas redes sociais.

"Ele estava em casa conosco até hoje, quando precisou de ajuda adicional para respirar", postou ela na noite de domingo.

Nas semanas anteriores, Moore estava tratando uma pneumonia, motivo pelo qual não pode receber a vacina contra a covid-19. Ele está internado no Bedford Hospital, em Bedfordshire, mas não precisou de cuidados intensivos.

"Sabemos que a equipe maravilhosa do Hospital de Bedford fará tudo o que estiver ao seu alcance para deixá-lo confortável e, com sorte, voltar para casa o mais rápido possível", diz o comunicado postado por ela.

Em abril de 2020, ainda no início da pandemia, Moore iniciou uma campanha de doações ao NHS. Ele dava dez voltas por dia ao redor de sua casa com ajuda de um andador em forma de agradecimento pelo atendimento que recebeu quando fraturou o quadril e foi curado de um câncer. A campanha viralizou e ele arrecadou mais de 20 milhões de libras (pouco mais de R$ 130 milhões, na época).