Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden elogia independência da primeira-dama: sem ela teria deixado política

Joe Biden e Jill Biden estão casados há mais de 40 anos - JIM WATSON/AFP
Joe Biden e Jill Biden estão casados há mais de 40 anos Imagem: JIM WATSON/AFP

DO UOL, em São Paulo

03/02/2021 10h20

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou a independência de sua esposa, a primeira-dama Jill Biden, e disse que sem sua companhia já teria deixado a política.

Em entrevista à revista People, Biden disse que o fato de Jill ter dado continuidade à carreira de educadora ajudou na consolidação de um casamento duradouro. Jill tem dois mestrados, doutorado e é PhD em Educação. Ela disse que manterá o emprego de professora universitária.

"Sou feliz por ela ter mantido sua profissão. É muito importante que ela seja uma educadora, embora ela tenha parado por dois anos quando nos casamos porque os meninos eram pequenos. É importante que ela tenha as suas coisas para tomar conta, sua independência. E ainda assim compartilhamos os sonhos um do outro", disse o presidente.

Ainda de acordo com Biden, o apoio de Jill foi fundamental para a sua continuidade na política. "Cada um de nós poderia fazer seu trabalho, mas não tão bem quanto o fazemos. Não acho que teria continuado envolvido na vida pública. Jill apareceu em um ponto muito importante e reuniu minha família novamente. Ela é a cola que mantém tudo sob controle, e eu sabia que queria me casar com ela logo depois de conhecê-la", disse.

Jill Biden, por sua vez, disse que a união do casal se fortaleceu nos momentos difíceis. A família enfrentou em 2015 a perda de Beau, filho do primeiro casamento do presidente. Ele teve um câncer no cérebro.

"Tudo o que passamos juntos - os altos, os baixos e certamente a tragédia e a perda -... existe aquela citação que diz que às vezes você se torna mais forte nos lugares fraturados. É isso que tentamos alcançar", disse.

Joe e Jill estão juntos há mais de 40 anos e têm uma filha, Ashley. A primeira esposa de Biden, Neilia Hunter, morreu em um acidente de carro quando ele tinha 29 anos. A filha de um ano do casal também não sobreviveu. Seus outros dois filhos ficaram gravemente feridos, mas sobreviveram ao acidente.