Topo

Johnson & Johnson entra com pedido de uso emergencial da vacina nos EUA

                                 UMA DOSE Vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19 tem uma eficácia geral de 66%.                               -                                 MICHAEL CIAGLO/ AFP
UMA DOSE Vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19 tem uma eficácia geral de 66%. Imagem: MICHAEL CIAGLO/ AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

04/02/2021 20h32Atualizada em 04/02/2021 20h54

A Johnson & Johnson anunciou hoje que entrou com pedido na FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, de uso emergencial da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica. O imunizante da empresa norte americana é administrado em apenas uma dose.

"O envio de hoje para Autorização de Uso Emergencial de nossa vacina experimental contra a covid-19, de dose única, é um passo fundamental para reduzir o fardo da doença para as pessoas em todo o mundo e pôr fim à pandemia", disse Paul Stoffels, vice-presidente do Comitê Executivo e diretor científico da Johnson & Johnson, em comunicado oficial oficial divulgado na noite de hoje.

Caso seja aprovada pela FDA, será a terceira vacina com autorização para uso emergencial nos Estados Unidos. Atualmente, os imunizantes produzidos pela Pfizer-BioNTech e Moderna já estão sendo aplicados.

De acordo com um comunicado da farmacêutica, a intenção é iniciar a distribuição do imunizante imediatamente após a autorização da FDA. A J&J espera fornecer 100 milhões de doses da vacina ao país no primeiro semestre de 2021.

"Com nosso pedido à FDA e nossas análises em andamento com outras autoridades de saúde em todo o mundo, estamos trabalhando com grande urgência para fazer nossa vacina experimental disponível ao público o mais rápido possível", afirma o vice-presidente.

Nesta quinta-feira, o infectologista Anthony Fauci, que é conselheiro médico do governo de Joe Biden, afirmou que o imunizante da J&J poderia estar disponível no país em março.

Eficácia

A farmacêutica informou, no final de janeiro, que sua vacina contra a covid-19 apresentou eficácia de 85% contra casos graves da doença, na fase 3 dos testes clínicos. O imunizante, contudo, teve eficácia menor sobre variantes do coronavírus identificadas na África do Sul e no Reino Unido.

De acordo com a J&J, a eficácia do imunizante produzido varia regionalmente. Globalmente, a eficácia da vacina foi cerca de 66% e essa porcentagem caiu para 57% de efetividade na África Sul. Nos Estados Unidos foi verificada 72% de eficácia. A vacina, no entanto, mostrou-se capaz de prevenir casos graves da doença.

"Nenhuma pessoa que foi vacinada e adoeceu após quatro semanas acabou no hospital", disse à NBC News o doutor Mathai Mammen, chefe global de pesquisa e desenvolvimento farmacêutico da Johnson & Johnson.

(Com Estadão Conteúdo)