Topo

Esse conteúdo é antigo

Náufrago jamaicano é resgatado após ficar à deriva por 36 h no Atlântico

O jamaicano Orville Lyons foi resgatado depois de ficar à deriva por 36 horas no Oceano Atlântico - Reprodução/Youtube/WPBF 25 News
O jamaicano Orville Lyons foi resgatado depois de ficar à deriva por 36 horas no Oceano Atlântico Imagem: Reprodução/Youtube/WPBF 25 News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2021 11h13

O jamaicano Orville Lyons foi resgatado na sexta-feira (12) por pescadores em alto-mar, próximo à cidade de Fort Pierce, na Flórida, nos Estados Unidos, depois de ficar à deriva por 36 horas no Oceano Atlântico.

Orville estava navegando em um barco na companhia de outros seis tripulantes até que a embarcação virou na noite de quarta-feira (10) - a suspeita é de que o comandante estava bêbado no momento do acidente.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos suspendeu as buscas pelos outros desaparecidos na segunda-feira (15).

De acordo com a WPBF, o resgate do único sobrevivente ocorreu assim que ele foi avistado pelos pescadores agarrado na ponta do que sobrou da embarcação naufragada. O capitão do barco de pesca, Chase Cornell, descreveu o momento emocionante em que percebeu o jamaicano.

"À medida que nos aproximamos, vi o cavalheiro levantar a mão e começar a acenar para mim", disse Cornell, segundo a ABC News. "E foi quando eu soube que não estávamos mais pescando. Na verdade, estávamos lá para resgatar alguém."

Cornell e sua tripulação socorreram o homem, que estava fraco e disse que havia partido de Bimini, Bahamas, cerca de dois dias antes. "Sua pele estava realmente queimada. Suas roupas estavam encharcadas [de água do mar] e encharcadas de gasolina [do barco]", disse Cornell.

Os resgatadores então limparam o jamaicano com água doce e sabão e o envolveram em cobertores enquanto esperavam a chegada da Guarda Costeira. A entidade informou que Orville se recupera em um hospital.

O sobrevivente contou que planejava ir das Bahamas até os Estados Unidos e estava à bordo com dois bahamenses — um dos quais era o capitão — três guianenses e dois jamaicanos.

Entretanto, o comandante acabou ficando bêbado após consumir uma garrafa de licor e caiu no mar. Ele era o único que sabia pilotar o barco e a embarcação perdeu estabilidade, de acordo com Orville.