Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha manda sacrificar mais de 850 vacas que ficaram confinadas em navio

24.fev.2021 - Gado a bordo do navio Karim Allah; animais ficaram confinados por suspeita de doença da língua azul, na Espanha - Tallia Shipping Line Co. Srl/via Reuters
24.fev.2021 - Gado a bordo do navio Karim Allah; animais ficaram confinados por suspeita de doença da língua azul, na Espanha Imagem: Tallia Shipping Line Co. Srl/via Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 08h15

A Espanha mandou sacrificar mais de 850 vacas que passaram dois meses confinadas em um navio no mar Mediterrâneo. O abate começou a ser feito no último sábado (6).

Os animais, que inicialmente deveriam ser vendidos na Turquia, deixaram o porto espanhol de Cartagena em dezembro. No entanto, as autoridades turcas não permitiram a entrada do gado no país, temendo que tivessem o vírus da língua azul, transmitido por insetos — não há registro de infecção de seres humanos.

O navio voltou a Cartagena em 22 de fevereiro, depois que outros países, incluindo a Líbia, também não quiseram aceitar a carga. Enquanto os testes eram realizados pelas autoridades espanholas, o gado permaneceu no barco.

Na semana passada, um relatório de veterinários divulgado pela agência Reuters informou que muitos dos animais não estavam bem após a longa viagem. Não ficou claro, no entanto, se eles tinham o vírus.

Grupos de direitos dos animais denunciaram o abate. Na sexta-feira, no entanto, um tribunal de Madri rejeitou um recurso contra a decisão de sacrificar os animais.

Segundo o jornal britânico The Independent, dos 895 animais que inicialmente deixaram a Espanha, 22 deles já haviam morrido no mar.

De acordo com o El País, o Ministério da Agricultura espanhol garantiu que "no momento da sua partida, o transporte estava coberto pela certificação das autoridades veterinárias espanholas, que garante a boa saúde dos animais". No sábado, a pasta informou que o gado estava sendo abatido "em estrita conformidade com as normas espanholas e europeias que regulam a saúde e o bem-estar dos animais".