Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: idoso é internado após receber 2 vacinas de covid-19 em um dia

Victor Smith, de 91 anos, recebeu duas doses de vacina contra Covid-19 em um dia por engano  - Reprodução/WLWT5
Victor Smith, de 91 anos, recebeu duas doses de vacina contra Covid-19 em um dia por engano Imagem: Reprodução/WLWT5

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/03/2021 16h12

Victor Smith, de 91 anos, entrou em um aparente estado de choque depois de receber duas vezes no mesmo dia a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus por engano, em Ohio, nos Estados Unidos.

O idoso já tinha sido vacinado com a primeira dose em 22 de janeiro e apresentou na ocasião efeito colateral de fadiga. Ele, que possui um membro amputado, também sofreu uma queda, de acordo com o canal WLWT5.

Victor acabou então sendo hospitalizado e depois foi transferido ao Centro de Reabilitação de Jamestowne, na cidade de Hamilton. A segunda dose da vacina estava marcada para o dia 25 de fevereiro.

O idoso foi encaminhado até um centro de vacinação local, onde foi vacinado pela primeira vez com a segunda dose. "Eles o transportaram para obter sua [segunda] dose, e quando ele voltou, eu falei com ele, ele estava bem", relatou sua filha, Dawn Smith Theodore, ao WLWT.

Todavia, o inesperado ocorreu: os internados da clínica de reabilitação também estavam recebendo vacinas lá mesmo. Houve uma confusão entre pacientes com nomes semelhantes e Victor recebeu erroneamente, pela segunda vez, a segunda dose da vacina contra a covid-19.

O resultado foi que o paciente passou muito mal e a pressão arterial dele caiu drasticamente. Porém, mais tarde, a condição de saúde de Victor melhorou e ele segue em recuperação.

"Eles [os médicos] praticamente me disseram que ele não sobreviveria", contou a filha do idoso.

Em resposta ao incidente, a cidade de Hamilton confirmou que o caso ocorreu no Centro de Reabilitação de Jamestowne, onde "as vacinações são concluídas por terceiros treinados e devidamente certificados — neste caso o Corpo de Bombeiros da cidade de Hamilton".

"A equipe de Jamestowne reconheceu os sinais de angústia do paciente e respondeu imediatamente. O paciente foi transportado para o hospital e a família foi imediatamente contatada", diz a declaração.

O corpo de bombeiros da cidade e o governo local anunciaram também que iniciaram investigações sobre o erro na vacinação. "Nossos pensamentos estão com o paciente e sua família enquanto ele continua sua recuperação", termina a nota.