Topo

Esse conteúdo é antigo

Gaivota pega carona e 'surfa' sobre outra durante voo

Gaivota tirando onda com as asas abertas, enquanto é sustentada pela amiga - Reprodução/Twitter
Gaivota tirando onda com as asas abertas, enquanto é sustentada pela amiga Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 09h35

É possível surfar no céu? Para uma gaivota que viralizou na web, sim. Em vídeo publicado nas redes sociais, a ave aparece em cima de outra da mesma espécie pegando uma carona. Ela até mesmo abre as asas durante o voo para tirar uma onda.

A publicação, com mais de 2,9 milhões de visualizações no Twiter, foi compartilhada por uma conta holandesa. O registro mostra também o momento da expulsão da gaivota "folgada".

Maravilhados com o voo inusitado, os usuários não demoraram para produzir memes. A principal comparação foi com a cena de Titanic (1997), em que o personagem Jack Dawson abre os braços e grita: "Eu sou o rei do mundo!".

Também teve quem comparasse o voo ao transporte dos ônibus espaciais, dizendo que a gaivota se inspirou neles para ter a ideia da carona.

O certo é que gaivotas são engenhosas, curiosas e inteligentes, com métodos de comunicação complexos e uma estrutura social altamente desenvolvida. De acordo com um especialista entrevistado, em 2016, pelo site Mashable, o ato de uma ave da espécie ficar em pé em cima de outra pode significar uma tentativa de acasalamento.