Topo

Esse conteúdo é antigo

Tartaruga considerada extinta há 100 anos é encontrada em Galápagos

Tartaruga gigante considerada extinta há 100 anos - Divulgação/Parque Nacional Galápagos
Tartaruga gigante considerada extinta há 100 anos Imagem: Divulgação/Parque Nacional Galápagos

Colaboração para o UOL

26/05/2021 13h17Atualizada em 26/05/2021 17h38

Uma tartaruga que se acreditava estar extinta há 100 anos foi identificada por pesquisadores do Parque Nacional de Galápagos (PNG) na Ilha Fernandina, localizada no arquipélago Galápagos, no Equador. A descoberta surpreendente foi anunciada ontem (25) e divulgada pelo El Heraldo de México.

A tartaruga fêmea foi encontrada e retirada da ilha por uma equipe do PNG em 2019, mas não era possível saber a qual espécie ela pertencia.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

O animal foi então submetido a estudos genéticos para identificar sua origem, realizados pela Universidade de Yale, nos EUA.

Os estudiosos compararam as amostras recentes com as de outro animal, um macho, coletadas em 1906, durante uma expedição da Academia de Ciências da Califórnia. Assim, os resultados mostraram que a tartaruga gigante era da mesma espécie que havia "desaparecido" da ilha Fernandina.

Em comunicado, o Equador confirmou que a espécie encontrada já era considerada extinta pela comunidade científica.

"Acreditava-se extinta há mais de 100 anos! Reconfirmamos sua existência. A tartaruga da espécie Chelonoidis phantasticus foi encontrada em #Galápagos", disse Gustavo Marique, ministro do Meio Ambiente.

O diretor do Parque Nacional de Galápagos, Danny Rueda, também comentou sobre a descoberta valiosa.

"Esta descoberta, sem dúvida, renova nossa esperança de recuperação desta espécie, a fim de evitar um destino similar ao de George, o Solitário". Ele ainda acrescentou que uma grande expedição investigará o local no segundo semestre de 2021.