Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem decapita pombo em Portugal em 'briga' por batata frita

Caso aconteceu em McDonald"s de Lisboa; homem pode ser processado por ato na frente de crianças - iStock
Caso aconteceu em McDonald's de Lisboa; homem pode ser processado por ato na frente de crianças Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 17h15Atualizada em 05/07/2021 17h15

Um homem foi denunciado nas redes sociais depois de dar socos e arrancar a cabeça de um pombo em uma praça de Lisboa, em Portugal. Segundo uma testemunha relatou no Facebook, no dia 22 de junho, o autor da agressão teria se descontrolado depois que algumas das aves "atacaram" as batatas fritas de seu filho, uma criança de cerca de três anos.

Ele teria decidido "se vingar" dos animais atacando alguns com socos e, depois, decapitando um, na frente de vários menores de idade, que estavam acompanhados de seus responsáveis na unidade do McDonald's que ficava no local.

A testemunha que fez o relato na rede social, acompanhada da filha de 12 anos, foi quem chamou a polícia. Ela e outros clientes que comiam na praça cercaram o homem até a chegada dos agentes.

Mas em entrevista ao Publico, um dos jornais mais conhecidos de Portugal, uma das dirigentes do projeto Animais de Lisboa, Marisa dos Reis, ponderou que, segundo a lei local, é difícil que o homem seja condenado pela violência contra o pombo, já que ele não é considerado um animal doméstico. Se processado, a acusação deve focar no fato de que o homem cometeu o ato na frente de crianças, "porque as expôs".

De acordo com a testemunha que detalhou o caso, a violência deixou sangue da ave pelo chão e em mesas vizinhas.

Para Marisa dos Reis, é necessário "alargar a legislação para proteger também outros animais", já que a atual lei geral de proteção animal não prevê sanções para atos como os do McDonald's, "sinônimo de que é proibido, mas pode-se fazer. Não há nenhuma multa, nem nunca vai ser condenado a pena de prisão".