Topo

Esse conteúdo é antigo

De leopardo a gorilas, os animais mais improváveis que já tiveram covid-19

O leopardo-das-neves não estava vacinado no zoológico - Reprodução/ Instagram @sandiegozoo
O leopardo-das-neves não estava vacinado no zoológico Imagem: Reprodução/ Instagram @sandiegozoo

Do UOL, em São Paulo

08/08/2021 04h00Atualizada em 08/08/2021 13h07

Não somente os humanos vêm sofrendo com a pandemia do novo coronavírus. O reino animal vem colecionando espécies que testaram positivo para covid-19 e preocuparam a ciência. O caso mais recente é o do leopardo-das-neves do Zoológico de San Diego (EUA), que anunciou a recuperação do espécime nos últimos dias. Além dele, o vírus também já foi encontrado em bichos de grande porte, como gorila e tigre.

Além disso, são menos raras as infecções que envolvem animais domésticos, com casos já documentados no Brasil. Recentemente, um estudo revelou que donos infectados também podem transmitir para cerca de 20% para cães e gatos domésticos. Confira os casos já notificados pela ciência, a seguir.

1. Vacina e quarentena animal

O leopardo-das-neves que pegou covid no Zoológico de San Diego (EUA) não estava vacinado, fez questão de informar o zoológico em comunicado à imprensa. Ramil, de 9 anos, havia apresentado tosse e secreção nasal no dia 22 de julho, sendo submetido a um teste para covid que deu positivo.

O documento foi encaminhado ao Sistema de Laboratório de Segurança Alimentar e Saúde Animal da Califórnia, que também confirmara a infecção. Segundo a Associated Press, Ramil não apresentava demais sintomas, mas dividia recinto com uma fêmea e mais dois leopardos, que, por serem expostos, foram colocados em quarentena.

2. De cuidador para gorilas

Em janeiro, diversos gorilas do safari do zoológico de San Diego já haviam sido infectados. Estes foram os primeiros primatas infectados nos EUA e, possivelmente, no mundo. As infecções teriam vindo de um membro da equipe de cuidados que testou positivo para covid naquele período. Até hoje, o zoológico não exige que os funcionários se vacinem, mas eles são obrigados a usar máscaras.

Preocupado com as infecções, o zoológico solicitou vacina experimental contra a covid para uso em animais. As doses ministradas foram da vacina Zoetis e primatas do local começaram a ser vacinados em março.

foto 1 - Divulgação/San Diego Zoo Safari - Divulgação/San Diego Zoo Safari
Gorilas do San Diego Zoo Safari testaram positivo para Covid-19
Imagem: Divulgação/San Diego Zoo Safari

3. Lutando contra a extinção

No último domingo (1), autoridades da Indonésia anunciaram que dois tigres de Sumatra se infectaram com covid-19. Eles agora tentam investigar como ocorreram essas infecções nesses animais que estão em risco crítico de extinção.

Hari, de 12 anos, e Tino, de 9, positivaram ainda em julho, depois que apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, dificuldades respiratórias e perda de apetite. Os dois machos estão recebendo tratamento e se recuperando. O país asiático enfrenta seu pior momento da pandemia devido à variante Delta e já registrou mais de 3,5 milhões de casos e 100 mil mortes.

foto 2 - REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana - REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana
O tigre Tino, de 9 anos, isolado no zoológico de Jacarta após seu teste para covid-19 dar positivo
Imagem: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana

4. Covid em gatos

Cerca de um mês após a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciar ao planeta a pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado, dois gatos de Nova York, nos Estados Unidos, foram os primeiros casos de covid registrados no país. A infecção se deu por contato com humanos infectados.

5. Cachorros não escapam

Seis dias depois do anúncio dos gatos com covid, chegou a confirmação do primeiro caso em cachorros nos EUA, desta vez na Carolina do Norte. Um pug, chamado de Winston, foi diagnosticado durante estudos da Universidade de Duke, que testou toda a família com quem ele vivia.

É curioso que há estudos com cães farejadores indicam que eles "detectam" covid-19 em humanos até em meias sujas. A pesquisa está sendo realizada pela London School of Tropical Medicine e os detalhes do estudo foram publicados em maio deste ano.

foto 5 - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cão pug; Winston vive no estado da Carolina do Norte com a família McLean, que também foi testada
Imagem: Getty Images/iStockphoto

6. Morte do melhor amigo

Em julho do ano passado, morreu o primeiro cachorro por complicações da covid-19 nos EUA. A informação foi divulgada através de relato na National Geographic. Assim como os humanos, Buddy, um pastor-alemão, apresentou sintomas enquanto seu dono se recuperava da doença.

Para a revista, o casal disse que enfrentou dificuldades para o diagnóstico. Quando uma clínica confirmou o resultado positivo do cachorro, também descobriu que o filhote de 10 meses da família, que nunca chegou a adoecer, tinha anticorpos contra o coronavírus. Depois de tanto sofrimento com as sequelas da doença no bicho de estimação, seus donos decidiram sacrificá-lo, já que Buddy começou a vomitar coágulos de sangue, urinar sangue e já não conseguia mais andar.

foto 6 - Artyom Geodakyan\TASS via Getty Images - Artyom Geodakyan\TASS via Getty Images
Imagem ilustrativa de um pastor alemão; Buddy, um pastor alemão de sete anos, sofreu com sintomas comuns nos pacientes humanos da covid-19
Imagem: Artyom Geodakyan\TASS via Getty Images

7. Nem as lontras escaparam

O Aquário da Geórgia (Georgia Aquarium), localizado em Atlanta, nos Estados Unidos, informou em abril que lontras geriátricas da espécie anã-oriental contraíram o novo coronavírus. Elas foram levadas para recuperação longe do público e já nos dias de diagnóstico com sintomas leves, o quadro era de melhora. O instituto afirma que provavelmente as lontras se infectaram através de um membro da equipe assintomático. Ainda não há informação sobre o impacto da covid em lontras.

foto 7 - Reprodução/ Georgia Aquarium - Reprodução/ Georgia Aquarium
Lontra da espécie anã-oriental; várias delas positivaram em aquário de Atlanta (EUA)
Imagem: Reprodução/ Georgia Aquarium

8. No Brasil, não foi diferente

Foi em novembro de 2020 que, pela primeira vez, foram encontrados casos de covid em cachorros no Brasil. A descoberta foi feita pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Os tutores de ambos tiveram covid-19, mas não houve a confirmação se houve transmissão entre animais e humanos.

9. Gatinha morreu no RS

Uma gata de dois anos morreu depois que foi diagnosticada com covid em março, na cidade de Caxias do Sul (RS). Ela passou a apresentar sintomas da doença duas semanas após seus tutores terem positivado para covid-19. Considerado raro, o caso foi notificado à SFA (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

foto 7 - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Contaminação por coronavírus em animais é rara (imagem ilustrativa)
Imagem: Getty Images/iStockphoto