Topo

Esse conteúdo é antigo

Cobra de 9 m e 100 kg é capturada perto de vila; transporte exigiu 7 homens

A cobra encontrada pelos guardas era tão grande que foram necessários 7 homens para suspendê-la Imagem: Reprodução/Twitter/CGTN

Colaboração para o UOL

23/09/2021 18h09

Uma cobra píton com aproximadamente 9 metros de comprimento e pesando cerca de 100 kg foi capturada por guardas florestais nas proximidades de um vilarejo, em Kampar, na Indonésia. O animal é dois metros mais logo do que o normalmente verificado nos maiores indivíduos adultos da espécie. Em imagens divulgadas do momento da captura, é possível notar que foram necessários 7 homens para segurar o réptil, já sedado.

A captura e transporte da serpente até uma floresta em Pelalawan foram realizados na última terça-feira (21). Ela foi libertada de volta à natureza, em área mais distante da atividade humana.

A píton-reticulada (python reticulatus) é uma espécie encontrada no Sudeste da Ásia. É a segunda maior cobra do mundo e considerada a mais longa, da ponta à cauda. É considerada também uma das três mais pesadas.

Como as demais da mesma família, as pítons-reticuladas são constritoras não peçonhentas, ou seja, matam a presa ao enroscar-se nela, pois não possuem veneno. Elas normalmente não são consideradas perigosas aos humanos, embora existam casos documentados de pessoas mortas em incidentes.

A píton-reticulada é a segunda maior cobra do mundo e considerada a mais longa, da ponta à cauda. Imagem: Reprodução/Twitter/CGTN

Seu comprimento normalmente varia de 5 a 7 metros, enquanto o peso pode chegar a 160 quilogramas. Ela é considerada a maior cobra nativa no continente asiático.

A píton encontrada na terça é ainda maior que a cobra que engoliu uma mulher, também na Indonésia, em 2018. O espécime envolvido no episódio tinha 7 metros de comprimento.

Essa espécie vive, em geral, em florestas tropicais e pastagens. Também está associada aos rios e áreas com riachos e lagos, sendo considerada excelente nadadora. Ela se alimenta, principalmente, de mamíferos, e, ocasionalmente, de pássaros. Alguns indivíduos já foram encontrados em alto mar e, por consequência, colonizando pequenas ilhas dentro do seu alcance.

A espécie possui poucos inimigos naturais (além do crocodilo e leões) pois são fortes o suficiente para matar quase qualquer animal que as ameace. Elas chegam a atacar até seus predadores, mas uma píton-reticulada normalmente não consegue engolir um crocodilo adulto.

Python alert!!

Photos taken on Tuesday, show wildlife rangers posing with a sedated 9-meter-long python, estimated to weigh about 100 kilograms, that they caught near a village in Kampar regency of Indonesia. The python was later released back into the jungle. pic.twitter.com/em4DKwcQ1G

-- CGTN (@CGTNOfficial) September 22, 2021

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cobra de 9 m e 100 kg é capturada perto de vila; transporte exigiu 7 homens - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional