Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem brasileiro está internado há 1 mês após ser baleado nos EUA

Ao centro, João Pedro Elisei Marchezani: estado de saúde do jovem ainda é crítico Imagem: Arquivo Pessoal/Mônica Marchezani

Ruben Berta

Do UOL, no Rio

03/10/2021 13h26

Um jovem brasileiro está internado há mais de um mês, num hospital em Chicago (EUA), após ter sido baleado na cabeça por um motoqueiro. A polícia acredita que o autor do disparo tenha sido um membro de uma gangue local, mas ninguém foi preso até o momento.

Segundo familiares, João Pedro Elisei Marchezani, que completou 23 anos em 27 de setembro, segue em estado crítico, mas vem apresentando melhorias dia após dia.

Como os custos da longa internação vêm se acumulando, os parentes do jovem lançaram uma campanha para ajudar no pagamento das despesas com o hospital.

Bastante emocionada, a mãe de João Pedro, Mônica Marchezani, contou ao UOL que tem acompanhado o filho todos os dias e tem a certeza de que irá levá-lo de volta para casa:

"Tenho muita fé. Eu prometi que ia levar o meu filho para casa. E vou levar. Tenho fé que essa recuperação dele vai ser cada dia melhor. Não me importo em relação ao que a gente terá que fazer. O que tivermos que fazer a gente vai fazer. Ele já está saindo dessa".

Investigações seguem em andamento

Mônica conta que o jovem foi baleado no dia 5 de setembro, quando tinha saído para ir a um bar com a namorada, um casal e mais uma amiga.

Ao perceber que estava sendo seguido por um motoqueiro armado, o amigo que dirigia resolveu fechá-lo e depois começou uma perseguição. Uma pessoa que estava na carona de outra moto, também armada, atirou oito vezes na direção do carro. Somente João Pedro foi atingido, na cabeça.

João Pedro foi logo socorrido, após uma ambulância ter sido acionada para resgatá-lo num posto de gasolina.

Segundo a família, as investigações da polícia local apontam que um dos membros de uma gangue que estava circulando pela região praticando diversos delitos é o principal suspeito do crime. A identidade ainda não foi divulgada.

A mãe e o pai, Flávio Marchezani, ficaram em choque quando receberam a notícia de que o jovem estava internado.

"Estávamos na casa de amigos quando recebemos a notícia. Foram as piores horas de nossas vidas. Só quando chegamos no hospital é que tivemos ciência da gravidade. Foi terrível. Nenhuma mãe, nenhum pai deveria passar por isso", disse Mônica.

A família acompanha a luta diária de João Pedro. Apesar de ter deixado a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), seu estado de saúde é delicado.

O jovem ainda não enxerga e não sente o lado esquerdo do corpo, mas os médicos ainda não sabem se haverá sequelas definitivas.

A família consegue se comunicar com João Pedro através de apertos com a mão direita e também, em alguns momentos, através de leitura labial. O jovem mexe os lábios, mas ainda não consegue falar.

João Pedro também tem reagido aos momentos em que a mãe coloca músicas do rapper americano Travis Scott para ele ouvir. A família tenta fazer chegar ao cantor um pedido para que grave um vídeo para o jovem.

As doações para que ele possa seguir o tratamento —atualmente a fisioterapia tem tido papel importante em sua recuperação— podem ser feitas através do site gofundme. Também há uma chave PIX para doações vindas do Brasil (ajudejp@gmail.com).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovem brasileiro está internado há 1 mês após ser baleado nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional