Topo

Esse conteúdo é antigo

Americanos sofrem para adestrar cão e descobrem que ele só 'fala' espanhol

Kalee McGee, dona do chihuahua Max, de apenas quatro anos, que compreende comandos apenas em espanhol Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL

13/12/2021 12h15Atualizada em 13/12/2021 12h15

Kalee McGee e o marido foram pegos de surpresa depois de adotar um chihuahua de quatro anos de um abrigo. Ao longo do convívio, o casal estadunidense percebeu que o pet não obedecia a nenhum dos comandos que davam. E por um motivo: o cão só compreendia espanhol.

Quando adotaram o animal, chamado Max, o casal não recebeu muitas informações a seu respeito, exceto a possibilidade dele já ter sido adestrado e capaz de responder a vários comandos. E esse fator chamou a atenção deles.

"Nós adotamos um cachorro há duas, três semanas, um pequeno chihuahua de quatro anos do abrigo. Ele é absolutamente adorável, mesmo sem sabermos muito sobre ele", disse Kalee em um vídeo que compartilhou na plataforma TikTok.

Ela também conta que nos primeiros momentos em casa, Max não demonstrava reações a tudo que os donos diziam, mas compreendia apenas algumas ações e seus significados.

"Ele se senta quando você tem um petisco na mão, não quando você diz 'senta', então parece que tem algum treinamento, mas ele não quer nos ouvir", disse Kalee na publicação. "Faz semanas que estamos tentando fazer com que ele se sente e não conseguimos descobrir o motivo dele não nos ouvir."

Depois de muitos esforços e sem pensar na possibilidade de seus antigos tutores falarem em outra língua, eles lembraram do fato de que a raça chihuahua tem origem mexicana, então decidiram se comunicar com Max em espanhol, em vez do inglês. E como resultado, o cão finalmente respondeu às ordens de seus donos.

O novo treinamento passou a contar com o apoio do Google Tradutor, com o qual o Kalee e o marido usam palavras específicas em espanhol para facilitar a interação com o pet.

E agora, com esta ferramenta indispensável, o casal também está aprendendo o idioma para adestrar Max, até que ele esteja pronto para obedecê-los totalmente, mas dessa vez em inglês.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Americanos sofrem para adestrar cão e descobrem que ele só 'fala' espanhol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional