Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia abate caça da Ucrânia sobre Kiev; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 09h40Atualizada em 26/02/2022 10h33

Um caça ucraniano modelo Sukhoi SU-27 foi abatido sobre Kiev, capital do país, na madrugada de hoje, disse um ministro ucraniano à CNN americana.

O momento da explosão foi registrado e compartilhado nas redes sociais. À rede de televisão americana, o vice-ministro do Interior da Ucrânia, Evgeny Yenin, confirmou que o caça foi abatido pelas forças militares da Rússia, que se dirigiam à capital do país no segundo dia da invasão russa ao país do leste europeu.

A fim de impedir que a Ucrânia entre na Otan (aliança militar de EUA e Europa criada após a 2ª Guerra Mundial), o presidente russo, Vladimir Putin, iniciou ontem (24) uma ação militar no país vizinho após reconhecer a independência do Donbass, região rebelde de maioria russa no leste ucraniano.

Caça é dos anos 1980

Segundo a CNN, os vídeos mostravam um caça SU-27 abatido pela bateria antiaérea da Rússia nos subúrbios de Kiev. A informação desmentiu especulações de que o jato pertencia aos russos, que também utiliza o modelo criado pela antiga União Soviética na década de 1980.

O modelo entrou em operação com as forças aéreas soviéticas em 1985. Trata-se de um bimotor reconhecido pela artilharia pesada, concebido como um concorrente à quarta geração de caças norte-americanos, como o Grumman, F-14 Tomcat e o F-15 Eagle.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

'Como em 1941', diz ministro ucraniano

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, foi a público informar sobre disparos de mísseis russos contra Kiev na madrugada de hoje, que podem ter deixado ao menos três feridos.

"Horríveis disparos de mísseis russos sobre Kiev. A última vez que nossa capital experimentou algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazista", afirmou o ministro no Twitter. "A Ucrânia derrotou aquele demônio e derrotará este também."

Segundo fontes militares ocidentais, o exército russo está se aproximando de Kiev, onde foi imposto um toque de recolher, com a intenção de "decapitar o governo ucraniano" e instalar um executivo pró-Moscou em seu lugar.