Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia assina pedido para fazer parte da União Europeia

Do UOL, em São Paulo*

28/02/2022 07h48Atualizada em 28/02/2022 13h20

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, assinou nesta segunda-feira (28) um pedido para que o país faça parte da União Europeia. A informação foi divulgada pelo canal verificado do governo no Telegram.

Nas imagens divulgadas pelo país, Zelensky assina o documento. Mais cedo, ele havia pedido que a UE admitisse "urgentemente" a entrada do país no bloco.

"Pedimos à União Europeia que admita urgentemente a Ucrânia usando um novo procedimento", disse o presidente do país, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Zelensky agradeceu aos apoios que tem recebido da comunidade internacional e de "parceiros". "Mas nosso objetivo é estar com todos os europeus e sermos iguais a eles. Tenho certeza de que merecemos. Tenho certeza de que é possível", acrescentou.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Na publicação, o presidente disse que conversou ontem com os presidentes de Portugal, Lituânia, França e Polônia, bem como os primeiros-ministros da Bélgica, Espanha e Reino Unido. "O apoio à nossa coalizão antiguerra é incondicional e sem precedentes", disse Zelensky.

Ele também falou que os militares russos que invadiram a Ucrânia devem "depor as armas". "Abandonem seu equipamento, saiam daqui. Não acreditem em seus comandantes, não acreditem em seus propagandistas. Apenas salvem suas vidas", afirmou o presidente ucraniano, falando em russo.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Diego Sarza:

*Com informações da AFP