Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU: 10 milhões de pessoas devem sair de casa na Ucrânia em meio à guerra

Alguns funcionários considerados essenciais da ONU foram realocados para fora de Kiev, capital da Ucrânia, para que possam continuar prestando assistência humanitária - Andrea Carrubba/Anadolu Agency via Getty Image
Alguns funcionários considerados essenciais da ONU foram realocados para fora de Kiev, capital da Ucrânia, para que possam continuar prestando assistência humanitária Imagem: Andrea Carrubba/Anadolu Agency via Getty Image

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

03/03/2022 15h44Atualizada em 03/03/2022 16h12

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que mais de 10 milhões de pessoas saiam de suas casas na Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia. Desse total, quatro milhões cruzariam a fronteira com países vizinhos.

"Nossos colegas nos dizem que as necessidades na Ucrânia estão crescendo e se espalhando a cada hora. Eles alertam que, embora a escala e o escopo do deslocamento ainda não estejam claros, esperamos que mais de 10 milhões de pessoas possam fugir de suas casas se a violência continuar, incluindo 4 milhões de pessoas que podem cruzar fronteiras para países vizinhos", disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, em comunicado, segundo a CNN.

Alguns funcionários considerados essenciais da ONU foram realocados para fora de Kiev, capital da Ucrânia, para que possam continuar prestando assistência humanitária "com o mínimo de interrupção" e também para "reduzir o risco", segundo o comunicado, mas Dujarric disse que alguns funcionários permanecem na capital de Kiev.

"Nossos colegas humanitários enfatizam que, para ampliar nossas operações, precisamos de acesso seguro e desimpedido a todas as áreas afetadas pelo conflito", completou o secretário da ONU.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

1 milhão de refugiados

Um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde que a Rússia iniciou a invasão, há uma semana, informou hoje o Alto-Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

Com mais de 40 anos de experiência em trabalhos humanitários, o italiano qualificou a situação de "êxodo" e admite que esse é um dos movimentos mais rápidos de pessoas que ele já viu.

"Em apenas sete dias, vimos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos", tuitou Grandi.

A maioria dos refugiados deixa a Ucrânia em direção à Polônia, Hungria e Eslováquia. A própria Rússia recebe pessoas que estão fugindo do conflito.

Rússia e Ucrânia acertam corredor de fuga e marcam 3ª reunião

A Rússia e a Ucrânia terminaram a segunda rodada de negociações sobre o conflito que teve início na última quinta-feira (24). Diferente da primeira conversa, hoje, os países decidiram conjuntamente sobre um corredor de fuga para os civis, segundo informações da agência de notícias russa Tass.

"As partes chegaram a um entendimento sobre a criação conjunta de corredores humanitários com um cessar-fogo temporário", disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak.

Os representantes da Rússia e da Ucrânia se reuniram por volta das 11h50 (horário de Brasília), em Gomel, em Belarus. A conversa durou quase três horas. Segundo o conselheiro ucraniano, uma terceira rodada de negociações será feita nos próximos — datas ainda não foram divulgadas.