Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prefeito de cidade na região de Luhansk está morto, diz assessor ucraniano

Volodymyr Struk, prefeito de cidade em Luhansk, foi encontrado morto - Reprodução/Twitter/Tanya Datsenko1
Volodymyr Struk, prefeito de cidade em Luhansk, foi encontrado morto Imagem: Reprodução/Twitter/Tanya Datsenko1

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 14h38Atualizada em 03/03/2022 14h58

Volodymyr Struk, prefeito de Kreminna, na região separatista de Luhansk, foi encontrado morto ontem (2), após supostamente ter sido sequestrado. A informação foi confirmada por Anton Gerashchenko, assessor do Ministério do Interior da Ucrânia.

No Facebook, Gerashchenko confirmou que Struk foi assassinado: "Um canalha a menos da Ucrânia". A região de Luhansk é uma das áreas pró-Rússia na Ucrânia que foi reconhecida por Vladimir Putin, presidente russo, poucos dias antes da escalada armada de conflito entre as nações vizinhas.

O assessor do Ministério disse na publicação que o prefeito "foi julgado pelo tribunal do povo" e que a Ucrânia não conseguiu "se livrar" de Struk nos últimos 8 anos, desde que separatistas obtiveram maior controle de Luhansk. "Na última semana, ele assumiu ativamente uma posição russa", escreveu.

A esposa de Struk disse ao Daily Mail que o prefeito recebeu um tiro no coração depois de "ter sido levado de sua casa", em referência ao sequestro.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Reconhecimento de regiões separatistas

Em 21 de fevereiro, Putin reconheceu a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia, a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk, agravando a tensão na região. A cerimônia foi transmitida pela televisão estatal.

A decisão, porém, não prevê anexá-las e adicioná-las formalmente a seu próprio território, mas determina "acordos de amizade e ajuda mútua". O reconhecimento ocorreu no mesmo dia em que os líderes dos territórios haviam pedido essa decisão para Putin.

Uma semana antes, a medida foi aprovada pela Duma (Câmara Baixa da Assembleia Federal da Rússia), mas um porta-voz do Kremlin afirmou que ela violaria os acordos de Minsk de 2014 e 2015, que visavam encerrar conflitos entre forças do governo ucraniano e rebeldes.

Oitavo dia de guerra

No oitavo dia da invasão da Rússia à Ucrânia, a capital Kiev registrou novas explosões provocadas por ataques aéreos, perto de uma estação ferroviária que abriga centenas de civis. Uma segunda rodada de negociações entre autoridades da Rússia e Ucrânia acontece hoje.

A delegação ucraniana compartilhou nas redes sociais que estava embarcando em helicópteros para encontrar com a Rússia.

"[Partindo] para as negociações com a Rússia. Já em helicópteros", postou no Twitter o chefe de gabinete do Presidente, Mykhailo Podoliak. Na imagem, ele aparece ao lado de Davyd Arakhamiya, chefe do grupo parlamentar Servo do Povo.

O objetivo da Ucrânia é chegar em um acordo sobre a criação de corredores humanitários. As outras demandas dependerão "das circunstâncias", segundo David Braun.

Em meio ao conflito, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma resolução para isolar a Rússia diplomaticamente. Desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, dois milhão de ucranianos fugiram em direção a países vizinhos, informou a ONU.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Anton Gerashchenko, que confirmou o assassinato de Volodymyr Struk, é assessor do Ministério do Interior da Ucrânia e não ministro, como escrito anteriormente. A informação foi corrigida.