Topo

Esse conteúdo é antigo

Jamil: 'Lula tentar equiparar Putin a Zelensky é equivocado'

05/05/2022 09h28

Jamil Chade, colunista do UOL, participou do UOL News na manhã desta quinta-feira (5) e criticou a declaração de Lula (PT) sobre a guerra na Ucrânia - o petista afirmou que o presidente ucraniano Voldymyr Zelensky é "tão responsável quanto Putin" pelo conflito.

Jamil destacou que "nada justifica a invasão de um país independente e nada justifica crimes de guerra e ataques contra a população civil". E por isso ele entende que a comparação de Lula é errada.

"Não dá para equiparar Zelensky e Putin em relação aos crimes cometidos. Esse é o problema mais grave dessa declaração. Não acredito que falar dessa guerra sem falar da expansão da Otan seja suficiente. A gente precisa entender o que aconteceu com a Otan nos últimos 20, 30 anos. Mas neste momento tentar equiparar os dois é sim algo no mínimo equivocado", opinou Jamil.

O colunista do UOL ressaltou que, em outro momento, Lula fez uma observação importante e válida sobre a guerra. "Em uma parte da entrevista ele fala como o papel da Otan e do Ocidente, de não querer escutar todas preocupações da Rússia antes da guerra, contribuíram para a tensão que levou a essa guerra. O que se conversa nos bastidores da ONU é que muitos no Ocidente acharam que essa guerra não ia acontecer, que Putin não ia ter essa coragem. E puxaram a corda de forma excessiva".

Por fim, Jamil questionou a declaração de Lula sobre a solução para o conflito.

"Também é importante colocar que em outra parte da entrevista, em que ele sugere algo de um jeito que a mim não agradou, mas que tem um fundamento: a necessidade do diálogo. Essa guerra não vai ser vencida no campo de batalha. Esse diálogo tem que acontecer. Mas que diálogo? Quais são as condições para que esse diálogo aconteça? No momento esse diálogo não esta acontecendo e por isso estamos vendo mortes e crise de refugiados. Esse diálogo não pode esquecer que crimes de guerra foram cometidos", concluiu Jamil.