Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhote de lula gigante de 2 metros é encontrado em praia da África do Sul

A lula-gigante encontrada por Ali Paulus media mais de 2 metros da cabeça à ponta dos tentáculos - Reprodução/Instagram/@alipaulus
A lula-gigante encontrada por Ali Paulus media mais de 2 metros da cabeça à ponta dos tentáculos Imagem: Reprodução/Instagram/@alipaulus

Colaboração para o UOL

05/05/2022 23h11

Uma mulher que passeava por uma praia de Cape Town, na África do Sul, se deparou com uma lula gigante extremamente rara, já morta, com mais de 2 metros de comprimento. Em fotos que fizeram sucesso nas redes sociais, ela documentou sua descoberta e atraiu comentários de internautas de várias partes do mundo, interessadas em conhecer detalhes sobre o animal.

"Parece que não se sabe muito sobre essas criaturas", escreveu Ali Paulus em um post no Instagram descrevendo o corpo do animal que ela encontrou na praia de Long Beach, em Kommetjie.

As fotos que acompanham a postagem, que um seguidor chegou a classificar como "incríveis e tristes" - mostram a lula gigante, que supostamente media mais de 2 metros de comprimento da cabeça às pontas dos tentáculos.

Em uma das fotos, um menino pode ser visto inspecionando a criatura marinha, que parece ser do seu tamanho, com seus tentáculos agrupados.

Embora de tamanho considerável para os padrões humanos, o espécime parecia, na verdade, um filhote. Afinal, no reino da lula gigante - o maior invertebrado do mundo, um indivíduo adulto é capaz de chegar a 13 metros de comprimento.

Não está claro como o molusco gigante foi parar na praia, já morto. No entanto, Ali especulou que o "coitado foi derrubado por uma hélice". De fato, uma das fotos mostra o que parece ser um corte profundo acima de um dos tentáculos do cefalópode.

A descoberta é considerada particularmente rara, pois a lula gigante é uma espécie que reside em profundidades entre 300 e 600 metros. O último avistamento na África do Sul ocorreu em 2020, quando um filhote apareceu na costa da Cidade do Cabo.

Segundo os cientistas, as lulas-gigantes não se limitam a flutuar, mas, ao contrário, são ativas e atacam suas presas horizontalmente, prendendo-as em seus tentáculos. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro.

Para se ter uma ideia, já foram encontrados diversos exemplos de marcas dessas ventosas cravadas nas cabeças de cachalotes, predadores naturais das lulas-gigantes.