Topo

Esse conteúdo é antigo

Tornado varre cidade nos EUA a 265 km/h e deixa rastro de destruição; veja

Passagem de tornado pela cidade de Andover, Kansas (EUA). - Reprodução/YouTube
Passagem de tornado pela cidade de Andover, Kansas (EUA). Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2022 10h46Atualizada em 05/05/2022 10h46

Um poderoso tornado foi filmado destruindo grande parte da cidade de Andover, no Kansas (EUA). As imagens são de sexta-feira (29), mas foram publicadas ontem pela rede CBS. Vídeos feitas por moradores e circuitos de câmeras de segurança mostram cenários de devastação, com carros amassados, além de prédios e casas danificados.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, o tornado teve uma largura máxima de 400 metros e gerou ventos em velocidades de até 265 km/h. O gigantesco redemoinho atingiu principalmente as zonas residências, deixando um rastro de destruição de 20 km de extensão.

O chefe dos bombeiros de Andover, Chad Russell, afirmou em uma coletiva de imprensa que 1.074 edificações sofreram danos pela passagem do tornado, 300 a 400 delas foram totalmente destruídas. Além disso, o fenômeno também provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica para mais de 6,5 mil moradores da região.

As autoridades locais informaram que não houve mortes, apesar de quatro pessoas terem sofrido ferimentos graves, incluindo dois bombeiros que estavam respondendo a um chamado nas zonas afetadas, segundo a Associated Press.

"A boa notícia é que não encontramos mais feridos", disse Chad Russell. "Não temos relatos de mortes e não temos resgates pendentes, então, não temos ninguém que saibamos que esteja preso em um prédio agora que esteja esperando por nós para resgatá-los".

Por outro lado, o chefe dos bombeiros declarou que, apesar de ter sido um tornado menor do que aquele que abalou a cidade em 1991, os estragos foram grandes. "A cidade de Andover será afetada por isso durante anos. Temos cicatrizes do tornado de 1991 (F5). Estou muito agradecido por este tornado não ter sido tão ruim assim, mas estaremos sofrendo com os resultados desse por anos".


Sequelas

Em entrevista ao AccuWeather, jornal americano especializado em clima, Dylan Damron relatou o momento em que viu o tornado diante dele e procurou abrigo contra os impactos do fenômeno dentro da academia onde treinava.

"Eu estava malhando e corri para a janela no lado sul e vi o tornado bem ali no final do parque. Eu disse a mim e ao meu amigo: 'Vamos correr para os vestiários, ficaremos seguros lá", contou. "O tornado durou apenas cerca de 10 segundos. Assim que passou, abrimos a porta do vestiário e saímos de lá apenas para quando percebemos que a estrutura do local não estava comprometida".

Quando os dois deixaram o prédio, encontraram vários carros empilhados contra os deles no estacionamento. O veículo de Dylan estava de cabeça para baixo, enquanto que o deo seu amigo estava em cima de outro carro.

Outro morador de Andover, Mike Wilson, também teve prejuízos quando sua casa foi arruinada pelo tornado.

"Olhei pelas janelas e vi a formação do tornado e os destroços girando", disse Wilson à emissora KWCH. "Foi quando coloquei minha família e meus animais de estimação em nosso quarto de concreto. Isso nos salvou."

Após os minutos de pânico, Wilson saiu do abrigo e se deparou do lado de fora com uma enorme quantidade de escombros. "Encontrei pedaços de madeira oriundos das casas vizinhas e construí uma escada improvisada para que pudéssemos sair. Foi horrível, barulhento e destrutivo".

No entanto, esta não foi a primeira vez que Wilson enfrentou um tornado. Mais de 30 anos atrás, em 1991, ele estava em Augusta, a leste de Andover, quando o tornado mortal F5 atingiu sua antiga residência. Aquele tornado percorreu 74 km, varrendo várias casas de suas fundações e matando pelo menos 13 pessoas.