Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia 'esconde' o avião do 'Juízo Final' em desfile; o que isso significa?

Mais conhecida como o "avião do Juízo Final", conheça a aeronave russa que protegeria Putin de uma guerra nuclear - Leonid Faerberg / Wikipedia
Mais conhecida como o "avião do Juízo Final", conheça a aeronave russa que protegeria Putin de uma guerra nuclear Imagem: Leonid Faerberg / Wikipedia

Matheus Brum

Colaboração para o UOL

09/05/2022 09h23Atualizada em 09/05/2022 15h11

A Rússia decidiu não usar a grande parada militar em Moscou, capital do país, para mandar um recado beligerante no feriado do "Dia da Vitória". O dia 9 de maio, que marca a vitória da antiga União Soviética (URSS) sobre a Alemanha Nazista, foi usado apenas para o desfile de veículos militares. Nem os aviões entraram em jogo.

A postura é significativa: o presidente russo, Vladimir Putin, evitou escalar o conflito. Desistiram até de mostrar o "avião do Juízo Final", que poderia sinalizar que o governo estaria disposto e preparado para encarar uma Terceira Guerra Mundial.

Desde 1999, quando Putin alcançou o poder pela primeira vez, a parada militar tem o simbolismo de mostrar a força russa perante o mundo, por isso havia expectativas de que ele declararia oficialmente guerra à Ucrânia — que ele chama de "operação especial contra o nazismo".

O que é o avião do Juízo Final?

Apesar de usar o Il-80 como prova de força, a Rússia divulga poucas informações sobre ele.

Esse avião é um super aparelho militar que tem como responsabilidade transportar o presidente russo e os principais homens das Forças Armadas em caso de guerra no país.

De lá, eles podem comandar um conflito mundial. É um veículo civil, usado para viajar, transformado em um aparelho militar. Por isso, é maior que os caças.

Estima-se que a aeronave russa tenha 64,7 metros de comprimento, 60,1 metros de envergadura, 15,9 metros de altura e voe por 9.000 quilômetros com carga máxima.

Trata-se de uma evolução do Ilyushin II-80 Maxdrome, desenvolvido pela URSS na Guerra Fria. Foi desenvolvido ao longo da década de 1980, mas só entrou em operação em 1992, após o colapso do bloco soviético. Mais quatro foram construídos.

Este avião é pintado de branco para refletir a energia térmica de uma explosão nuclear e não tem janela de passageiros para protegê-los do clarão após uma eventual explosão.

O avião conta com uma grande estrutura de satélites, que fazem a comunicação dos passageiros e garantem informações em tempo real. Há também uma antena para comunicar com os submarinos da Marinha russa.

O avião do juízo final tem sonda para reabastecimento em voo, ou seja, não precisa parar em algum lugar para por combustível.

Há ainda alimentos e bebidas para aguentar vários dias no ar.

A aeronave conta com uma gigantesca antena retrátil para controle de silos e mísseis balísticos intercontinentais. Ou seja, pode realizar ataques de longas distâncias.

Além da Rússia, apenas um país conta com uma pequena frota de "aviões do Juízo Final", os Estados Unidos. As aeronaves dos estadunidenses foram desenvolvidas ao longo de 1970, também no contexto da Guerra Fria e de uma possível guerra nuclear.

Avião já foi furtado

Apesar de esconder informações sobre o avião, a Rússia não evitou que um dos modelos fosse furtado.

O caso aconteceu em dezembro de 2020. Uma das aeronaves estava em um pátio de manutenção quando um grupo de assaltantes invadiu e furtou vários equipamentos de comunicação do avião avaliados em 1 milhão de rublos (R$ 70 mil à época).

Pouco tempo depois, 12 pessoas foram presas pela Polícia Russa e interrogadas. Na ocasião, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que o furto foi uma "situação de emergência que demanda medidas para evitar que ocorra de novo no futuro".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, o "avião do Juízo Final" não tem a capacidade de dar uma volta inteira na Terra.