Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

'Não faça guerra, faça... cerveja'? Piloto escreve recado curioso no céu

Piloto polonês escreveu a mensagem "Faça cerveja, não a guerra". - Reprodução/Twitter
Piloto polonês escreveu a mensagem "Faça cerveja, não a guerra". Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/05/2022 15h10

Um piloto decidiu se manifestar contra a guerra entre Rússia e Ucrânia ao criar um trajeto específico que ilustrou uma mensagem de paz, captada pelas plataformas de rastreamento online de voos.

O episódio aconteceu na tarde de sábado (14), quando o avião Tecnam P2008 JC havia decolado do Aeroporto Poznan Lawica, no centro-oeste da Polônia.

O piloto esperou a aeronave alcançar uma altitude entre 914 a 1220 metros e fez uma curva no oeste. A partir desse momento, ele começou a escrever a frase "Make Beer Not War" ("Faça Cerveja, Não Guerra", em tradução livre), brincando com a expressão: "faça amor, não guerra". E acrescentou o desenho de um coração para deixar sua performance ainda mais impactante.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o avião voou cerca de 64 km para escrever a mensagem, completando o voo em 4 horas antes de pousar em Poznan.

A Smart Aviation, escola de voo em Poznan e proprietária do Tecnam P2008 JC, informou que a aeronave conta com velocidade máxima de cruzeiro de 215 km/h e um alcance de 1.065 km. Em aviões menores como esse, os pilotos geralmente realizam diversas operações que lhe permitem cruzar o país, voar em círculos e ganhar proficiência em determinado tipo de voo. Dessa maneira, o P2008 JC mostra-se como uma das aeronaves adequadas para uma performance de escrever mensagens no céu.

Segundo o site FlighRadar, essas iniciativas exigem certo planejamento por parte dos pilotos. Eles geralmente programam sua rota com antecedência usando ferramentas digitais de planejamento de voo, que permitem rastrear a rota e estabelecer pontos de passagem para sua jornada. Dependendo da aeronave, o plano de voo será inserido no sistema de voo e realizado com piloto automático ou manual.

Outros casos

Não é a primeira vez, e dificilmente será a última, em que um piloto de avião aproveita o voo para apresentar uma mensagem de amor ou posição em relação a algum problema global.

Em fevereiro, um avião de turismo da companhia Air Moldava escreveu "Relax" ("Relaxe") em sua trajetória de voo perto da fronteira da Ucrânia, como uma mensagem de apoio aos habitantes do país, que vem sofrendo com a invasão militar da Rússia, ordenada pelo presidente Vladimir Putin.

Cerca de dois anos antes, em função do início da pandemia da covid-19, aviões de pequeno porte foram usados para registrar a mensagem "Fique em casa" e também para fazer um desenho de agradecimento aos profissionais de saúde por sua dedicação e seus sacrifícios durante o auge dos casos de internação ao redor do mundo.