Topo

Esse conteúdo é antigo

Gêmeas idênticas dão à luz filhos no mesmo dia e com as mesmas medidas

As gêmeas Erin Cheplak e Jill Justiniani com os filhos recém-nascidos.  - Reprodução/Facebook
As gêmeas Erin Cheplak e Jill Justiniani com os filhos recém-nascidos. Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2022 12h34

As gêmeas idênticas Erin Cheplak e Jill Justiniani ficaram eufóricas quando receberam a notícia de que engravidaram em ocasiões próximas. Mas, a emoção foi ainda maior quando descobriram que, por coincidência, dariam à luz aos seus filhos no mesmo dia.

O episódio inusitado pegou as duas mulheres de surpresa e aconteceu na manhã do dia 5 de maio, segundo o jornal Washington Post. Quando a bolsa de Erin estourou, ela não se conteve e ligou para sua irmã para contar a novidade, no entanto, para essa data também estava agendada a cesariana de Jill.

Com apenas algumas horas de diferença, as gêmeas deram à luz seus primeiros bebês em salas próximas, em um hospital em Anaheim, na Califórnia (EUA).

Por outro lado, a série de acasos não parou por aí. As crianças não apenas nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital, como também com as mesmas medidas de peso e altura. O filho de Jill, Oliver, e o de Erin, Silas, apresentaram 3,3 kg cada um, com quase 51 cm de comprimento.

À esquerda, Erin e Zack Cheplak, e à direita, Jill e Ian Justinani. - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
À esquerda, Erin e Zack Cheplak, e à direita, Jill e Ian Justinani.
Imagem: Reprodução/Facebook

Apesar da sequência de eventos parecer estranha para as irmãs de 30 anos de idade, a equivalência é um detalhe que as acompanha desde sempre, pois as duas estão casadas, moram a apenas 3 km de distância uma da outra, na cidade californiana de Yorba Linda, e compartilham muitas outras coisas em comum.

Desde a infância elas têm hobbies e afinidades culturais parecidas. E esse fator as levou a optarem pelo mesmo caminho profissional. Ambas estudaram cinesiologia e aprofundaram-se na área da saúde com um mestrado em terapia ocupacional na California State University. Hoje, elas trabalham no mesmo ambulatório como terapeutas ocupacionais pediátricas. Suas salas ficam lado a lado. E elas costumam até trazer almoço uma para a outra.

"Sempre fizemos tudo juntos", declarou Erin. "Foi incrível poder passar a vida juntas em todas as fases. Nós somos realmente os melhores amigos uma da outra".

As irmãs se casaram com cerca de um ano de diferença e engravidaram com apenas oito dias de diferença, o que, segundo elas, não foi planejado. Jill e seu marido, Ian Justiniani, estavam tentando engravidar há quase um ano quando finalmente obtiveram um resultado positivo em agosto de 2021. Já Erin e seu marido, Zack Cheplak, descobriram a gravidez durante sua lua de mel, um pouco depois.

Oliver, à esquerda, e Silas. - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Oliver, à esquerda, e Silas.
Imagem: Reprodução/Facebook

Mesmo assim, elas acreditam que todas essas eventualidades aconteceram com um propósito inexplicável. "Esse foi o começo desse caminho que temos seguido, mas também essas coisas estavam totalmente destinadas a acontecer", disse Jill.

Erin também recordou o momento em que soube que a irmã daria à luz no mesmo dia que ela. "Estávamos chorando ao telefone juntas".

De acordo com o Washington Post, Oliver, o filho de Jill, nasceu às 18:39 no horário local. E Silas, bebê de Erin, chegou ao mundo às 23h31. Diante de tantos acasos, a equipe médica fez uma celebração que se espalhou por todo o hospital. "Foi incrível", comemorou Jill.

As irmãs também estão empolgadas com o futuro, já que esperam que os meninos cresçam juntos, como amigos. Para Erin, mesmo que eles não sejam irmãos, terão um forte vínculo como se fossem gêmeos, semelhante ao que compartilha com Jill.

"Estamos tão empolgadas que eles poderão ter uma experiência semelhante à nossa e passar por todas as jornadas da vida juntos", disse ela.