Topo

Esse conteúdo é antigo

Prima da girafa e com 'bumbum de zebra', rara ocapi engravida nos EUA

Kayin, que nasceu no Zoológico de Oklahoma, engravidou e dará à luz um filhote em poucos meses Imagem: Divulgação/Oklahoma City Zoo and Botanical Garden

Colaboração para o UOL

24/05/2022 04h00Atualizada em 24/05/2022 14h13

Parente da girafa, apesar de seu "bumbum de zebra", uma ocapi fêmea chamada Kayin, que está sendo cuidada pelo Oklahoma City Zoo and Botanical Garden engravidou e dará à luz seu primeiro filhote em alguns meses. Originários da África Central, os ocapis estão em perigo, ameaçados pela caça ilegal, perda de habitat e práticas de mineração.

Este será o primeiro filho do casal de ocapis Kayin e Bosomi. O último animal dessa espécie nascido no zoológico, coincidentemente, foi a futura mamãe.

A equipe veterinária do zoológico confirmou a gravidez de Kayin por meio de ultrassom. Ela está com boa saúde e vai manter uma rotina diária de dieta, treino e irá passar o tempo com o companheiro, Bosomi durante toda a gravidez.

"Estamos extremamente empolgados com a gravidez de Kayin e mal podemos esperar para vê-la cuidando de seu próprio filhote", afirmou Tracey Dolphin, curadora do zoológico. "O nascimento de um ocapi é um evento significativo para o zoológico e para a população de ocapis como um todo".

"Ao participar de um programa de criação bem-sucedido com o Plano de Sobrevivência de Espécies de Zoológicos e Aquários para ocapi, o zoológico está contribuindo para os debates sobre essa espécie ameaçada", afirmou.

Apesar de serem parecidos com as zebras, por conta da presença de listras pelo corpo, que funcionam como impressões digitais para os indivíduos da espécie, os ocapis são, na verdade, parentes próximos das girafas. Elas e os ocapi são os únicos membros vivos da família Giraffidae.

Os indivíduos da espécie medem cerca de 1,5 metro de altura, do chão ao ombro, e seu corpo chega a aproximadamente 2,5 metros de comprimento. O seu peso varia de 200 a 350 quilos. Eles possuem um pescoço longo e orelhas grandes e flexíveis.

Os ocapis são herbívoros, alimentando-se de folhas e brotos de árvores, gramíneas, samambaias, frutas e fungos

Eles possuem glândulas odoríferas nas patas, que deixam um resíduo pegajoso no chão, parecido com alcatrão, para marcar seu território. Sua maior ameaça, em seu habitat natural, é a mineração.

Cerca de 60% do cobalto mundial, usado em baterias de lítio, são originários do Congo. A mineração desse material tem um enorme impacto em todas as espécies na República Democrática do Congo, incluindo o ocapi.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prima da girafa e com 'bumbum de zebra', rara ocapi engravida nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional