Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarões são descobertos vivendo em cratera submersa de vulcão em atividade

Satélites da NASA revelaram que o poderoso Kavachi entrou em atividade mais uma vez - Reprodução/ National Geographic
Satélites da NASA revelaram que o poderoso Kavachi entrou em atividade mais uma vez Imagem: Reprodução/ National Geographic

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/05/2022 04h00

Imagens capturadas por satélites da NASA em 14 de maio revelaram que o poderoso Kavachi, um vulcão submarino nas Ilhas Salomão, entrou em atividade mais uma vez. Acontece que, para a surpresa de cientistas que analisam a região, uma colônia de tubarões tem habitado as águas quentes e ácidas dos arredores do vulcão.

A recente descoberta da vida dos tubarões na região de Kavachi foi reportada pelo documentário "Sharkcano", da National Geographic. No filme, especialistas explicam que, aparentemente, os tubarões-martelo e tubarões-seda que vivem na cratera submarina não são afetados pelas interferências do vulcão em seu habitat.

"A ideia de haver animais grandes como tubarões saindo e vivendo dentro da cratera do vulcão entra em conflito com o que sabemos sobre Kavachi, que é que ele entra em erupção", explicou Brennan Phillips, estudante de doutorado em oceanografia biológica da Universidade de Rhode Island, no documentário.

Isso porque, quando identificou a próspera população de tubarões em 2015, Phillips afirmou que "quando [o vulcão] está em erupção, não há como algo viver na região".

Os pesquisadores, no entanto, se surpreenderam ao descobrirem que a colônia de tubarões continuou habitando as águas em torno do vulcão mesmo depois que o satélite Landsat-9, da NASA, revelou que o Kavachi estava entrando em atividade novamente.

"É isso que torna a descoberta desses animais dentro do vulcão tão desconcertante. Eles estão vivendo em um lugar onde podem 'morrer a qualquer momento', então como eles sobrevivem?", questionou Phillips. "É muito turvo, então a água está muito escura. Nenhuma dessas coisas é boa para os peixes."

Nesse sentido, os pesquisadores pontuam que as águas vulcânicas são ricas em nutrientes — o que faz delas um ambiente atrativo para diversos tipos de vida marinha, incluindo os tubarões.

"É completamente normal que haja tubarões e outras formas de vida marinha em torno de vulcões subaquáticos, já que também contribui para o ecossistema dessa maneira", narrou a especialista Kadie Bennis, em entrevista ao New York Post, lembrando que até mesmo cidades são construídas em volta de vulcões.

Ainda mais, segundo o Dr. Michael Heithaus, da Universidade Internacional da Flórida, os vulcões são essenciais para a vida dos tubarões. "Não se trata apenas de vulcões ativos", narrou ele à Newsweek. "É sobre o habitat que eles criam no meio do oceano... Se não houvesse vulcões em certas áreas, não haveria recifes ou terra."

"Isso significaria que as espécies de tubarões que precisam desses habitats não poderiam viver nessas áreas sem a presença de um vulcão", finalizou o pesquisador. "Onde você tem muita comida, você tende a ter muitos tubarões, se não houver muita pesca para reduzir suas populações."