Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Zelensky diz que Ucrânia deve enfrentar a realidade e negociar com Putin

Do UOL*, em São Paulo

27/05/2022 05h40Atualizada em 27/05/2022 10h53

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a Ucrânia precisa enfrentar a realidade e dialogar com o líder russo, Vladimir Putin. Zelensky relatou ter tentando várias vezes marcar um encontro com o presidente da Rússia em busca do fim da guerra, mas que o governo de Putin não teria demonstrado estar pronto para começar negociações de paz sérias.

"Há coisas para discutir com o líder russo. Não estou dizendo que... nosso povo está ansioso [que eu decida] falar com eles, mas temos que enfrentar a realidade do que estamos passando", disse Zelensky em um discurso hoje, por video, para a Indonésia, segundo a agência Reuters.

"O que queremos desta reunião? ... Queremos retomar nossas vidas... Queremos voltar à vida de um estado soberano em seu próprio território", completou Zelensky.

A última reunião presencial entre as delegações dos dois países foi no final de março. Hoje, o governo russo disse que as exigências da Ucrânia carecem de clareza. "Isso não nos permite entender completamente o que o lado ucraniano quer", disse o porta-voz russo, Dmitry Peskov.

Na semana que vem, Zelesnky participará de uma cúpula de líderes europeus, que falará sobre as necessidades mais urgentes da Ucrânia e a crise alimentar e energética resultante do conflito

zelensky - Presidência da Ucrânia - Presidência da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso, por vídeo, nesta sexta (27)
Imagem: Presidência da Ucrânia

Hoje, a guerra entrou em seu 93º dia com a Ucrânia prestando atenção em ataques na região de Lugansk, no leste do país, principalmente na cidade de Sievierodonetsk, onde "a luta pesada" continua nos arredores. "O centro regional está sendo destruído por artilharia e aviões", disse hoje o serviço de emergências da Ucrânia.

Segundo Sergey Gaidai, governador da região de Lugansk, Sievierodonetsk está sendo atacada "de várias direções ao mesmo tempo". Quatro pessoas morreram na parte mais antiga da cidade, disse Gaidai hoje.

Na avaliação dos britânicos, os russos estão "pressionando" a região de Sievierodonetsk, mas ressalta que a Ucrânia mantém o "controle de vários setores defendidos, negando à Rússia o controle total do Donbass", citando área com separatistas pró-Rússia no leste ucraniano.

Sievieronetsk já tem mais de 1,5 mil mortos desde o início da invasão russa. Segundo o prefeito da cidade, Oleksandr Stryuk, 90% dos edifícios foram danificados por bombardeios, e 60% do patrimônio habitacional da cidade, completamente destruído. Cerca de 13 mil civis continuam em Sievierodonetsk, município que tinha aproximadamente 100 mil habitantes antes do início da guerra.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Tanques antigos

O exército russo foi "reforçado por um batalhão de tanques" T-62, disse a administração militar da região de Zaporizhzhia, no leste da Ucrânia. O T-62 é um tanque que foi produzido entre as décadas de 1960 e 1970, no período da União Soviética. A inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido disse hoje que, "nos últimos dias, a Rússia provavelmente transferiu tanques de 50 anos" que estavam armazenados.

Para os britânicos, aliados dos ucranianos, "os T-62, quase certamente, serão particularmente vulneráveis a armas antitanque". "Sua presença no campo de batalha destaca a escassez de equipamentos modernos e prontos para o combate na Rússia."

Os equipamentos militares estariam vindo da península da Crimeia, território ucraniano que foi anexado pelos russos em 2014. "A Rússia está transferindo suas forças", disse a administração militar de Zaporizhzhia. "Não apenas tropas terrestres, mas também componentes aéreos e marítimos."

Se a Ucrânia destaca a chegada de equipamentos antigos para o combate, o Ministério da Defesa da Rússia mostrou hoje imagens de canhões Malka, "projetados para resolver tarefas especiais", como "supressão e eliminação de postos de comando especialmente protegidos, artilharia, morteiros, veículos blindados, áreas traseiras, mão de obra inimiga". A divulgação acontece dois dias após a Ucrânia mostrar imagens de novos armamentos, enviados por países aliados, que começaram a ser usados em batalha.

malka - Ministério da Defesa da Rússia - Ministério da Defesa da Rússia
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens de canhões Malka em uso na guerra
Imagem: Ministério da Defesa da Rússia

Movimentos

O Ministério da Defesa da Ucrânia, em seu relatório de hoje, indicou a importância de "reforçar a proteção" na fronteira do país com Belarus, aliado da Rússia. Segundo os ucranianos, a permanece a ameaça de ataques com mísseis a partir do território belarusso.

Nos arredores de Slobozhansky, que fica na região de Dnipropetrovsk, leste da Ucrânia, a Defesa do país disse que "o inimigo está treinando pessoal para o reabastecimento de unidades de infantaria motorizada, tanques e artilharia". "Inflige danos de fogo e mina remotamente a área nas rotas de possível desdobramento de unidades de nossas tropas."

O governo da região de Dnipropetrovsk confirmou hoje novos ataques contra a região, com "grave destruição".

Em seu relatório de hoje, o Ministério da Defesa da Rússia disse ter derrubado um caça MiG-29, da Força Aérea Ucraniana, na região de Odessa, sul do país. Os russos também anunciaram ter realizado ataques com mísseis contra a região de Donetsk, no leste, onde separatistas disseram ter tomado o controle da cidade de Lyman.

O governador ucraniano da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse que Lyman era "controlada principalmente por tropas russas", mas também informou que os militares ucranianos assumiram novas posições fortificadas na área.

A conquista de Lyman, um importante centro ferroviário na Ucrânia, permitiria às tropas russas superar o último obstáculo para avançar para Slaviansk e Kramatorsk, em uma manobra para cercar Sievierodonetsk e Lysychansk.

Sistema de lançamento

A Ucrânia reforçou hoje o apelo aos Estados Unidos para receber equipamento MLRS, sigla para sistema de lançamento múltiplo de foguetes. Segundo o chefe de gabinete da Presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, esse equipamento "ajudará a parar a invasão russa e obter uma vantagem tangível na frente [de combate]".

"Precisamos deles para ontem, bem como sistemas de defesa aérea, tanques e outras armas, que estamos pedindo para parar a ofensiva russa e libertar os territórios temporariamente ocupados", disse Yermak.

Ontem, o governo americano não confirmou se irá fornecer o equipamento, mas concordou com a Ucrânia sobre a "luta no Donbass" ser "fortemente dependente de fogos de longo alcance".

Yermak também disse que "a ameaça da Terceira Guerra Mundial existe". "Mas pode ser evitada se derrotarmos militarmente a Rússia em nosso território, aumentando a pressão sobre a economia do agressor." Segundo ele, é preciso "tomar decisões mais rápido, para não perder tempo", comentando que a Ucrânia tem pagado "com a vida das pessoas e cidades destruídas".

"Guerra total"

Para o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, "o Ocidente declarou guerra total a nós, declarou a todo o mundo russo, ninguém está escondendo isso agora".

A declaração de Lavrov foi feita hoje em reunião do conselho do ministério, segundo a agência de notícias russa Tass.

Na avaliação do ministro, "os Estados Unidos e seus satélites estão dobrando, triplicando, quadruplicando seus esforços para conter nosso país, usando a mais ampla gama de ferramentas: de sanções econômicas unilaterais a propaganda completamente falsa no espaço da mídia global".

(Com Reuters, AFP e Ansa)