Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Faixa preta, piloto, músculos: Putin usa imagem de atleta viril como tática

Ao longo dos anos, Putin construiu uma imagem em cima da virilidade para emplacar como líder russo Imagem: UOL

Matheus Brum

Colaboração para o UOL

28/05/2022 04h00Atualizada em 28/05/2022 19h39

No Ocidente, os adjetivos direcionados a Vladimir Putin costumam ser ditador, genocida, autocrata, especialmente após a invasão da Ucrânia. Na Rússia, no entanto, a máquina de propaganda do governo usa o esporte para manter em alta a popularidade do presidente.

É a chamada "esportokratura", expressão criada pelo francês Lukas Aubin, especialista em geopolítica da Rússia e do esporte da Universidade Paris-Nanterre, que mistura as palavras "esporte", "kratos" (da mitologia grega, poder) e "nomenklatura" (expressão que se refere à elite soviética).

Sem camisa, Putin caminha com um rifle perto da fronteira com a Mongólia, em 2007 Imagem: AFP/GETTY
6.mai.2013 - Em uma expedição de reconhecimento do habitat de leopardo das neves, em reserva ambiental na república da Tuva, em 29 de outubro de 2010 Imagem: Alexei Druzhinin/Reuters

A intenção é criar um sistema político, econômico e também esportivo para "organizar a população, estimular o patriotismo, perenizar o exercício do poder e permitir que o país exista na cena internacional de maneira positiva, ou simplesmente exista", segundo explicou Aubin em entrevista ao jornal O Globo em 2021.

E para criar esse sistema, o presidente russo abusa de fotos em que mostra a sua virilidade, masculinidade e sua expertise em alguns esportes.

Cardápio traz uma ilustração do presidente Putin montando em um urso Imagem: Reprodução/English Russia

No verão de 2010, pilotou um helicóptero dos bombeiros para combater as queimadas que ameaçavam Moscou. Depois, deixou-se fotografar preparando um churrasco, exibiu-se com uma pistola em um estande de tiro ao alvo e posou em roupas esportivas enquanto treinava os músculos do peitoral, na academia.

Além disso, Putin já exibiu-se ao:

  • Derrubar adversários num tatame em lutas de judô.
  • Examinar os dentes de um urso polar no Ártico
  • Examinar um tigre na Sibéria (ambos anestesiados)
  • Pilotar um submarino
  • Pilotar barco
  • Voar em uma espécie de asa delta motorizada
  • Posar de rifle em punho (e sem camisa) durante caçada na Sibéria
  • Cavalgar e pescar de dorso nu.
1.ago.2017 - Putin toma banho de sol durante suas férias na região de Tuva, Sibéria Imagem: Alexey Nikolsky/ Sputnik/ AFP
6.set.2012 - Putin se prepara para voo de asa-delta motorizada na companhia de gruas da Sibéria Imagem: Alexsey Druginyn/Reuters

Virou meme

Uma das cenas mais clássicas, e que já virou meme em diversas ocasiões, é a foto do líder russo, sem camisa, cavalgando um cavalo. O que não falta é montagem feita a partir dessa cena.

São imagens que trazem a ideia de um presidente forte.

"É um trabalho de imagem pensado e executado pelo Kremlin. E, como a internet ainda é livre na Rússia, se algo escapa ao controle e ofende ou desagrada, o governo russo pune", disse à BBC News Brasil Valerie Sperling, professora da Clark University, em Massachusetts, e autora do livro Sex, Politics and Putin (Sexo, Política e Putin, em tradução livre).

30.ago.2015 - Putin faz exercícios na academia da residência oficial em Sochi, na Rússia Imagem: Michael Klimentyev/Reuters
Putin é faixa preta no judô Imagem: Reprodução/Kremlin

Faixa preta em judô

Um dos exemplos desse uso do esporte como propaganda política por Vladimir Putin é a exposição de sua habilidade no judô. O presidente russo é graduado no oitavo dan da arte marcial, que confere ao judoca faixa preta o direito de usar a chamada faixa coral, composta pelas cores vermelha e branca.

Ele foi graduado em 2012 pela própria Federação Internacional de Judô (FIJ), quando completou 60 anos de idade. O oitavo dan é um dos mais altos do esporte, atrás apenas do novo e décimo dan.

Anos antes, em 2008, Putin lançou um DVD chamado "Aprenda Judô com Vladimir Putin".

Além disso é coautor de um livro que conta a história, a teoria e a prática da arte marcial.

Pela relação com o esporte, Putin foi condecorado com o título de presidente honorário e embaixador da FIJ. No entanto, os títulos foram revogados com o início da Guerra na Ucrânia.

"Diante do conflito de guerra em curso na Ucrânia, a Federação Internacional de Judô anuncia a suspensão dos títulos de Presidente Honorário e Embaixador da Federação Internacional de Judô concedidos ao Senhor Vladimir Putin", diz a breve nota divulgada pela entidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Faixa preta, piloto, músculos: Putin usa imagem de atleta viril como tática - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Guerra da Rússia-Ucrânia