Topo

Esse conteúdo é antigo

Cientistas descobrem novo ecossistema abaixo de camada de gelo na Antártica

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2022 04h00

Um grupo de cientistas da Nova Zelândia descobriu novas espécies de animais vivendo em um rio de água doce a quilômetros de profundidade, abaixo de uma grossa camada de gelo na Antártica.

A descoberta foi feita na plataforma de gelo Ross, durante uma pesquisa conduzida para investigar os impactos da mudança climática no local. A plataforma é a maior do mundo, tem 487 mil km² de extensão e fica num território reivindicado pelo país.

Quando perfuraram a camada de gelo, os cientistas foram surpreendidos por grupos de animais semelhantes a camarões. As espécies são de artrópodes de 5 milímetros nunca vistos antes, pequenas criaturas do mesmo filo dos camarões, lagostas e caranguejos.

"Pensamos que havia algo errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, percebemos um cardume de pequenos artrópodes", afirmou ao jornal britânico "The Guardian" o cientista Craig Stevens, do Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia, NIWA na sigla em inglês.

"Estamos extremamente felizes com a descoberta", afirmou o cientista. "Ter todos esses animais nadando em volta do nosso equipamento significa que existe um importante ecossistema aqui".

O líder do projeto, Huw Horgan, foi o primeiro a encontrar o estuário do rio, depois de descobrir um sulco no gelo enquanto estudava imagens de satélite da plataforma Ross.

Os pesquisadores já sabiam sobre uma extensa rede de rios de água doce escondidos abaixo das camadas de gelo da Antártica há algum tempo, mas ainda não começaram a direcionar pesquisas para isso, afirmou Horgan.

"Observar este rio foi como ser o primeiro a entrar em um mundo oculto", afirmou.