Presidente português sobre Bolsonaro cancelar almoço: Quem convida decide
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, minimizou hoje o cancelamento de uma reunião que teria com o colega brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL), e disse não haver incidente diplomático durante entrevista a jornalistas portugueses.
Rebelo de Souza tem reuniões em São Paulo, no domingo (3), com dois ex-presidentes brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (MDB), e teria um almoço com Bolsonaro, em Brasília, na segunda (4). Um interlocutor ouvido em reserva disse ao jornal "Folha de S.Paulo" que o presidente brasileiro se irritou com a agenda do português com Lula, seu principal adversário nas eleições, e decidiu cancelar toda a programação prevista com o líder português.
O senhor presidente da República do Brasil, sabendo que eu ia viajar, insistiu muito para eu ir até Brasília. Havia a hipótese de o presidente [brasileiro] ir a Bienal, mas, depois, tratou de me convidar para almoçar em Brasília. E a história que parecia ser simples, passou a ser mais longa pelo convite do senhor presidente brasileiro. Ora, quem convida para almoçar é quem decide se quer almoçar ou não, e se faz questão de manter o almoço, sim ou não. Marcelo Rebelo de Sousa em declaração reproduzida pela CNN Portugal
Nesta sexta-feira (1º), Bolsonaro confirmou à rede de TV CNN Brasil o cancelamento da agenda devido à reunião de Rebelo com o petista. "Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação. Ele [Rebelo de Sousa] teria uma reunião com Lula", afirmou o presidente, segundo a emissora.
No ano passado, Rebelo de Sousa visitou o Brasil para o evento de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fechado após um incêndio destrui-lo.
Na ocasião, as TVs de Portugal destacaram o desencontro entre os dois chefes de Estados: a TVI, por exemplo, observou que, enquanto o português participava do evento, Bolsonaro estava, ao lado de apoiadores, em uma motociata em Presidente Prudente (SP).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso