Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Suástica de Putin? Há muitas teorias para a Rússia usar a letra Z na guerra

Tanques russos levam a letra 'Z' como identificação própria Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

14/08/2022 04h00

A letra "Z" é o símbolo da intervenção das tropas da Rússia na Ucrânia. Ela pode ser vista em carros de combate, lança-rockets, perfis nas redes sociais e até em vitrines de lojas desde o confronto armado começou, em fevereiro.

O objetivo disso não está oficialmente claro. Há quem aponte que este pode ser um método para evitar ataques de rivais ou, até mesmo, de aliados. O sinal serviria para distinguir as tropas amigas das inimigas. A marcação, assim, impediria que carros fossem atacados, mas, por outro lado, torna-os alvo de fácil a identificação.

De acordo com o portal de notícias da Ucrânia The Sun, outra explicação é a de que os carros que possuem o símbolo "Z" são aqueles que estão prontos para atacar.

Uma das mais fortes linhas é a de que seria a primeira letra do sobrenome do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alvo dos russos.

Conforme a imprensa local, há informações de que o sinal se refere a "Zapad" (oeste), uma referência às forças da zona militar ocidental. É também popular a alusão à expressão "Za Pobedu", que significa "Pela Vitória".

Páginas oficiais do Instagram e do Telegram do Ministério da Defesa da Rússia mostram, de forma proeminente, mensagens que iniciam com o símbolo, tais como "Za Pobedu" (Pela Vitória), "Za Mir" (Pela Paz), "Za Pravdu" (Pela Verdade) e "Za Rossiyu" (Pela Rússia).

Há conteúdos divulgados que enaltecem as palavras "desmilitariZação" e "desnaZificação", com a letra em caixa alta. A ideia é justamente destacar as razões dadas pelo presidente Vladimir Putin para invadir a Ucrânia.

Suástica de Putin

De acordo com o canal de TV Sky News, há uma semelhança entre o "Z" e a suástica utilizada pela ditadura nazista de Adolf Hitler, na Alemanha. Essa situação, inclusive, fez com que muitos apelidassem de 'suástica de Putin'.

Ruslan Leviev, do grupo de investigação Conflict Intelligence Team, revelou no Twitter que essa teoria é a que mais lhe parece fazer sentido. Tal como a Ucrânia, a Rússia ainda utiliza armamento dos tempos da União Soviética.

Entre os apoiadores das tropas de intervenção do Kremlin, o ginasta Ivan Kuliak, 20 anos, foi alvo de um processo disciplinar da Federação Internacional de Ginástica por ter exibido a letra "Z" no pódio da Taça do Mundo em Doha, no Catar.

Do lado direito do atleta russo, que levou o bronze, estava um ucraniano, que conquistou o ouro.

Ivan Kuliak, ginasta russo que subiu ao pódio com símbolo da guerra Imagem: Reprodução

Símbolos de localização

Em entrevista a Sky News, o analista de defesa e professor do King's College London Michael Clarke disse que, muitas vezes, esses símbolos são baseados em localização. "Provavelmente são sinais que informam quais unidades estão indo para o nordeste ou noroeste de um distrito, por exemplo".

A teoria do analista russo Rob Lee diz que o "Z" identifica "diferentes forças-tarefa ou escalões". Já o ex-oficial de inteligência de campo David Kime diz que algumas fontes militares acreditam que "Z" representa "o ponto sem retorno".

A rede de notícias estatal Russia Today chegou a vender camisetas com o símbolo "Z". Veículos de comunicação sugeriram que as marcações podem apenas indicar a composição das tripulações e o tipo de equipamento militar nelas. A letra não aparece no alfabeto russo e realmente se assemelha ao número 3 na escrita cirílica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Suástica de Putin? Há muitas teorias para a Rússia usar a letra Z na guerra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Guerra da Rússia-Ucrânia