Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança morre após banho em rio com suspeita de 'ameba comedora de cérebro'

A ameba 'Naegleria fowleri' provoca meningoencefalite amebiana primária, cujos sintomas são dores de cabeça, náuseas e vômitos Imagem: Reprodução/Wikipedia

Colaboração para o UOL

18/08/2022 19h12

Uma criança morreu esta semana nos EUA com suspeita de ter contraído meningoencefalite amebiana primária ou PAM, na sigla em inglês. A doença é causada por um parasita conhecido como "ameba comedora de cérebro". Com o nome científico de Naegleria fowleri, ela pode causar dores de cabeça, náuseas, vômitos e torcicolo; além de inchaço no cérebro, o que pode provocar a morte.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA está realizando testes para confirmar a causa da infecção, disse Lindsay Huse, diretora do Departamento de Saúde do Condado de Douglas, à rede de TV norte-americana NBC.

"No momento, estamos apenas pedindo ao público que esteja ciente e tome precauções quando estiver exposto a qualquer fonte de água quente e doce", declarou Huse em entrevista.

Se confirmado, este será o primeiro registro de morte causada por Naegleria fowleri na história de Nebraska, disse o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado.

A criança morreu nesta semana no condado de Douglas, que abrange Omaha e comunidades a oeste da cidade, disse o departamento de saúde do condado, em comunicado enviado à imprensa.

Lindsay se recusou a dar detalhes sobre a identidade da vítima, por respeito à família. Ela disse apenas que a criança foi nadar no rio Elkhorn, no dia 8, e desenvolveu sintomas cerca de cinco dias depois.

A criança foi hospitalizada 48 horas após o início dos sintomas. "A morte ocorreu 10 dias depois que a criança havia nadado no rio", declarou à NBC Kari Neemann, consultora médica do condado de Douglas.

A ameba é um organismo unicelular e vive em água doce e morna, como lagos, córregos e fontes termais, mas pode ser encontrada também no solo.

As pessoas podem ser infectadas se uma porção de água contaminada entrar pelo nariz. Os sintomas incluem dores de cabeça, náuseas, vômitos e torcicolo. A infecção destrói o tecido cerebral, causando inchaço e morte do cérebro.

Cerca de três pessoas nos EUA são infectadas a cada ano, e geralmente acabam morrendo, de acordo com o CDC. Nos últimos anos, a ameba tem sido encontrada com mais frequência nos estados do norte dos EUA. Segundo o órgão, isso está ocorrendo por causa do aumento médio de temperaturas do ar e da água, consequências das mudanças climáticas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Criança morre após banho em rio com suspeita de 'ameba comedora de cérebro' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional