Topo

Esse conteúdo é antigo

Pilotos dormem durante voo e avião tem que adiar pouso após passar pista

O incidente ocorreu em Boeing 737-800, da companhia aérea Ethiopian Airlines Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2022 12h11Atualizada em 19/08/2022 14h32

Dois pilotos colocaram os passageiros em risco ao dormirem durante um voo, no momento da aproximação do pouso. Por causa disso, o avião registrou falha na descida e teve que adiar a aterrissagem. O incidente aconteceu na segunda-feira (15), em um voo do Sudão para a Etiópia.

Segundo o jornal The Independent, o Boeing 737-800, da companhia aérea Ethiopian Airlines, seguia uma rota de Cartum para Adis Abeba. A aeronave estava cruzando a 11 mil metros, no piloto automático, quando não iniciou a descida no Aeroporto Internacional de Addis Abeba Bole.

O controle de tráfego aéreo aparentemente não conseguiu contatar a tripulação, embora tenha feito várias tentativas de contato. Um alarme foi acionado quando o avião ultrapassou a pista e seguiu por uma rota inesperada.

Após o alerta, a aeronave começou o procedimento de descida, pousando com segurança cerca de 25 minutos depois.

Os dados da Automatic Dependent Surveillance-Broadcast mostram a aeronave sobrevoando a pista, antes de iniciar sua descida e manobra para outra aproximação.

Fadiga preocupa pilotos

A causa do incidente gerou uma grande preocupação entre muitos profissionais do setor de aviação. O analista Alex Macheras usou o Twitter para expressar seu choque com o episódio e acredita que o problema partiu da exaustão dos pilotos.

"A fadiga do piloto não é novidade e continua a representar uma das ameaças mais significativas à segurança aérea - internacionalmente", escreveu.

Alguns meses atrás, os pilotos da Southwest Airlines e da Delta Air Lines alertaram os executivos das companhias aéreas que a exaustão dos pilotos é um problema que acontece com muita frequência. Eles solicitaram que a fadiga e suas consequências durante o voo sejam encaradas como um risco de segurança.

"A fadiga, tanto aguda quanto cumulativa, tornou-se a principal ameaça à segurança da Southwest Airlines", disse a Southwest Airlines Pilots Association (SWAPA) para executivos de companhias aéreas em uma carta em abril.

Segundo o documento, conforme o setor começa a se recuperar da pandemia de covid-19, a demanda por viagens aéreas segue aumentando. Além disso, muitos voos têm sido cancelados devido ao clima severo. Por esses motivos, os pilotos estão apresentando exaustão durante as viagens.

Casos semelhantes ao dos pilotos da Ethiopian Airlines ocorreram ao redor do mundo. Em maio, um piloto da ITA foi demitido depois de "adormecer" durante um voo entre Nova York e Roma, informou o jornal italiano Repubblica.

O relatório das autoridades apontou que o copiloto estaria fazendo um "descanso autorizado" no momento, levando o Airbus A330 a perder a comunicação com o controle de tráfego aéreo por dez minutos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pilotos dormem durante voo e avião tem que adiar pouso após passar pista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional