Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia confunde vape com arma, atira e mata homem negro de 20 anos nos EUA

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 22h48

Um policial de Ohio confundiu um vape com uma arma, atirou e matou um homem negro, de 20 anos, que estava desarmado e ainda na cama. O homem foi abordado de madrugada em sua residência, e a ação foi gravada por uma câmera no uniforme de policiais do distrito de Columbus.

As imagens foram divulgadas pela corporação nesta quarta-feira (31). Donovan Lewis tinha mandados de prisão em aberto por agressão, violência doméstica e porte de armas. As informações são do The Columbus Dispatch.

No registro da ação, três policiais e um cachorro aparecem tentando entrar na residência. A polícia bateu na porta por vários minutos até que dois homens saíram do apartamento e foram algemados. Depois, já na sala de estar, o policial avisa que o cachorro vai entrar e empurra a porta do quarto.

Enquanto um policial ilumina o ambiente, outro manda Donovan levantar as mãos e já atira, em questão de poucas frações de segundos. O homem é atingido no abdômen e rola na cama enquanto os policiais seguem ordenando que o jovem se renda.

Em seguida, um dos policiais avisa que vai entrar, e dois dos oficiais pedem que o homem coloque as mãos atrás das costas. Um deles, então, pega o braço direito de Lewis para algemá-lo, quando o jovem solta um gemido de dor.

"Pare de resistir", diz o policial. Neste momento, é possível ver o que parece um cigarro eletrônico (vape) na cama, que aparece na mão de Lewis assim que o quarto é aberto.

Donovan Lewis, de 20 anos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Donovan Lewis, de 20 anos
Imagem: Reprodução/Facebook

Já algemado, Lewis é carregado para fora do apartamento, onde recebeu atendimento. Os policiais colocaram um curativo e realizaram manobras para reanimar o homem, que foi levado para o Ohio Health Grant Medical Center, onde morreu às 3h19.

A chefe da polícia de Columbus, Elaine Bryant, disse que o policial foi colocado de licença. Ela garantiu que a corporação deseja "total transparência na investigação" e que, por isso, divulgaram as imagens, mostrou o jornal britânico Mail Online.

Atenção, imagens fortes que podem causar desconforto: