Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem volta de festa, vê prédio 'torto' e salva vizinhos de desabamento

Prédio de quatro andares desabou na manhã do sábado, seis horas após jovem de 22 anos chamar autoridades para narrar que construção estava torta - FRANCOIS LO PRESTI / AFP
Prédio de quatro andares desabou na manhã do sábado, seis horas após jovem de 22 anos chamar autoridades para narrar que construção estava torta Imagem: FRANCOIS LO PRESTI / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2022 17h26Atualizada em 16/11/2022 17h26

Um jovem de 22 anos que voltava de uma festa na madrugada do sábado (12) salvou a vida dos vizinhos após perceber que o prédio onde morava estava torto e com rachaduras.

À imprensa local, o estudante Thibault Lemay contou que ao chegar em casa, viu que o prédio "havia se movido". Ainda assim, ele tentou entrar no próprio apartamento.

"Não consegui abrir a porta e ouvi alguns destroços caindo", contou Lemay ao canal francês BFM TV.

Após notar problemas no edifício de quatro andares, ele acionou o Corpo de Bombeiros, que fez um cordão de isolamento e começou a evacuar o prédio.

Ainda de madrugada, os bombeiros bateram em todas as portas para retirar os moradores. A quantidade de pessoas resgatadas não foi divulgada até o momento, mas alguns deles relutaram para deixar o local.

"Eu ainda não estava dormindo quando bateram na minha porta, mas achei que eram só pessoas festeiras brincando. Quando a polícia chegou, percebi que algo sério estava acontecendo", afirmou um dos moradores, Benjamin Lopard, 35, ao canal. Ele deixou a própria residência apenas com documentos, uma muda de roupa e o computador às 5h30.

A construção em questão desabou às 9h15 da manhã, quando a maioria dos moradores já tinha saído do local.

Um homem foi retirado dos escombros com ferimentos leves e outro, de 45 anos, morreu.

Apesar de uma morte ter sido registrada, as autoridades do país reconheceram que o vizinho de 22 anos salvou a vida de muitos.

"Eu ainda estou tremendo, porque se esse rapaz não tivesse chegado em casa às 3h da manhã e nos contactado, talvez não tivéssemos essa reação e haveria mais mortes", contou a prefeita de Lille, Martine Aubry.

O ministro do Interior do país, Gérald Darmanin, também reconheceu o papel do estudante em publicação nas redes sociais. "Agradeço aos serviços da prefeitura e de emergência da cidade de Lille pela intervenção rápida e profissionalismo. Agradeço, também, ao aluno que deu o alerta na madrugada", afirmou.

As causas do desabamento ainda são investigadas e os prédios do lado da construção passaram por vistoria, sem qualquer problema ser detectado.