Museu alemão retrata Rio com 'cena de crime' em miniatura e divide opiniões
Um museu de miniaturas alemão dividiu opiniões nas redes sociais após divulgar um vídeo do que seria uma "cena de crime no Rio de Janeiro".
O que aconteceu:
O Miniatur Wunderland, localizado na cidade de Hamburgo, publicou no Instagram uma gravação que mostra uma abordagem policial nas ruas de uma comunidade. Na miniatura, duas viaturas fecham a rua, enquanto agentes armados cercam uma pessoa deitada no chão.
Relacionadas
A gravação, identificada como "Rio de Janeiro Favela" rendeu comentários críticos. "Nossas falhas não existem para ser atrativo pra gringo. Usem a capacidade de vocês para fazerem coisas incríveis e não vexatórias para os outros países", escreveu uma usuária. Em inglês, outra pessoa questionou por que a cena de uma tragédia é considerada entretenimento.
Houve também brasileiros que ponderaram o nível de detalhamento da miniatura. "Belo trabalho e triste realidade", escreveu uma mulher. Outro usuário elogiou a cena, mas alertou que há coisas melhores para se mostrar sobre o estado.
Embora o vídeo divulgado hoje foque na "cena de crime", a maquete reproduz vários pontos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o Sambódromo. Os atrativos turísticos já foram protagonistas de outras publicações do museu.
Estereótipos do Rio são antigos e já passaram despercebidos
A inauguração da miniatura da cidade do Rio de Janeiro contou com a presença do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe. O evento ocorreu em 2021 e foi registrado por fotos e vídeos divulgados pelo museu.
Em um dos registros do evento, Jaguaribe e outros convidados são recebidos por pessoas vestidas como em um desfile de carnaval, com roupas em tons de verde e amarelo.
O UOL questionou o Miniatur Wunderland, a prefeitura do Rio de Janeiro e a Embaixada do Brasil na Alemanha sobre a controvérsia gerada pelo vídeo, mas não recebeu retorno até o momento. Este espaço será atualizado tão logo haja manifestação.