Topo

Turistas morrem sob sensação térmica de 70ºC no 'Mar da Morte', na China

Os corpos dos turistas foram encontrados numa área de deserto conhecida como "Mar da Morte" (contornada em vermelho), na China. Imagem: Reprodução/Redes Sociais/Wikipedia

Colaboração para o UOL

01/08/2023 11h18

Quatro turistas morreram enquanto tentavam atravessar o deserto conhecido como Mar da Morte, na China, onde as sensações térmicas chegaram a 70°C.

O que se sabe:

Três homens e uma mulher foram encontrados mortos no deserto. Suas identidades e nacionalidades não foram reveladas

Eles estavam tentando cruzar, sem autorização, a Reserva Natural Nacional de Camelos Selvagens de Xinjiang Lop Nur, quando o carro quebrou, segundo informou o jornal Daily Mail.

Eles iniciaram a jornada no dia 22 de julho, mas não estavam preparados para as condições severas, com temperaturas que chegaram aos 70°C.

Autoridades chinesas informaram que os turistas entraram na reserva sem autorização, como parte de um comboio auto-organizado, e se perderam ao longo do caminho, conforme apurou o jornal The Sun.

Após extensas operações de busca e resgate, o veículo foi encontrado, na última quinta-feira (27). Dois homens e uma mulher estavam mortos dentro do veículo e as autoridades descobriram que o outro turista que estava com eles havia desaparecido.

O homem foi encontrado morto, caído de costas na areia, por equipes de resgate, na noite de sábado. As autoridades acreditam que, depois que o veículo deles quebrou, ele tentou buscar ajuda a pé.

Seu rosto, braços e pés estavam completamente queimados e enegrecidos devido às temperaturas extremas a que o corpo foi exposto.

A Reserva Nacional de Camelos Selvagens de Lop Nur, que cobre uma área de 48,1 quilômetros quadrados, é extremamente perigosa durante os meses de verão, com temperaturas que fazem a sensação térmica atingir até 80°C.

Os carros podem ficar facilmente presos na areia fofa e, sem equipamento adequado e suprimentos de comida e água, a travessia pode se tornar mortal.

A reserva é fechada para turistas e apenas é permitida a entrada com permissão especial, pois é um dos três habitats restantes do camelo bactriano selvagem, uma espécie criticamente ameaçada.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Os 70ºC informados pela reportagem são referentes à sensação térmica sentida no local, e não às temperaturas registradas nos termômetros da região, como informado anteriormente. Na China, o recorde de maior temperatura registrado ocorreu em 17 de julho, quando os termômetros chegaram aos 52,2ºC.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Turistas morrem sob sensação térmica de 70ºC no 'Mar da Morte', na China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional