Esse conteúdo é antigo

Primeiro avião da FAB com resgatados decola de Israel; voo chega amanhã

O primeiro avião FAB (Força Aérea Brasileira) enviado para resgatar os brasileiros que estão em Israel deixou o país no início da tarde desta terça-feira (10) e deve chegar ao Brasil nesta quarta.

O que aconteceu

O primeiro voo de repatriação de brasileiros decolou de Tel Aviv com 211 passageiros. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro.

O voo será direto até a Base Aérea de Brasília, onde o avião chegará por volta das 4h de quarta (11). Após passarem pela alfândega, os repatriados com destino final na capital federal serão levados até a área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília para encontrar seus familiares. Já os passageiros com destino ao Rio de Janeiro serão transportados em duas aeronaves da FAB até a Base Aérea do Galeão.

A aeronave, um Airbus A330 200, chegou ao território israelense às 15h41 (9h41 em Brasília). A missão faz parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que atua na retirada de brasileiros da área de conflito entre Hamas e Israel.

Brasileiros foram transportados para o aeroporto em cinco ônibus. Segundo o Itamaraty, essas pessoas foram retiradas de Jerusalém e Tel Aviv para o primeiro voo de repatriação.

Imagem
Imagem: Divulgação/Itamaraty - 10.out.2023
Imagem
Imagem: Divulgação/FAB e Gov BR - 10.out.2023

O segundo avião saiu do Brasil ontem, às 16h20. A terceira aeronave decolou de Brasília às 16h10 desta terça-feira. Ambas fazem escala em Roma, na Itália, antes de seguirem para Israel.

Itamaraty diz que 1.700 brasileiros pediram para voltar em aviões da FAB. Em comunicado divulgado ontem, a maioria do grupo é formada por turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Candidatos serão ordenados em listas, com prioridade para quem mora no Brasil e não tem passagem aérea.

Continua após a publicidade

A pasta recomenda que todos que têm passagens ou condições de comprá-las embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, que até ontem continuava em operação.

O Ministério das Relações Exteriores desaconselhou qualquer viagem desnecessária à região, onde Israel e o grupo extremista Hamas estão em guerra desde o último sábado (7).

Presidente Lula (PT) compartilhou nota do Itamaraty com atualização sobre os voos. "O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região", escreveu.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.