Fãs argentinos de k-pop se unem nas redes contra vice de Milei
Colaboração para o UOL, em São Paulo
26/10/2023 17h49
Nos últimos dias, os argentinos fãs de música pop da Coreia do Sul, o k-pop, se uniram contra a candidata a vice-presidente da Argentina na chapa de Javier Milei, Victoria Villarruel. Ela se tornou alvo por conta de publicações de 2020 no X, antigo Twitter, nas quais critica o estilo musical.
O que aconteceu
Esta semana, publicações de 2020 da deputada e candidata à vice-presidência da Argentina Victoria Villarruel vieram à tona. Nos posts, Victoria critica o estilo musical k-pop e a banda BTS.
Relacionadas
"Ninguém alto pode escutar kpop", escreveu em 3 de novembro de 2020. Em 10 de fevereiro de 2020, Victoria já tinha escrito que BTS parece nome de uma doença sexualmente transmissível.
Victoria Villarruel é a vice na chapa do candidato de extrema-direita Javier Milei, que ficou em segundo lugar no pleito do último domingo (22) e disputará o segundo turno das eleições.
A descoberta dos posicionamentos da candidata mobilizou bases de fãs de k-pop na Argentina, que classificaram as publicações como "discurso de ódio" e xenofobia.
A página "BTS en Argentina" publicou um comunicado na terça-feira (24) pedindo que os fãs da banda coreana denunciem os posts que contêm as mensagens consideradas ofensivas.
"A mensagem transmitida pelo BTS é sempre o respeito a todos e a si mesmo", diz o comunicado da página. "REPUDIAMOS os discursos de ódio e xenofóbicos", acrescenta.
O comunicado diz ainda que não esperam desculpas vindas da candidata e pedem para que os fãs argentinos de BTS não caiam em provocações que possam vir dos apoiadores da vice de Milei.
O pedido da página argentina ganhou também o apoio de fãs do México.
O posicionamento da página foi compartilhado por Juan Grabois, peronista que disputou as primárias presidenciais, mas perdeu para o atual ministro da Economia, Sergio Massa. "Não se brinca com k-pop", escreveu.
Em meio ao burburinho, Victoria Villarruel mostrou não se importar e se limitou a pedir desculpa pelas notificações à pessoa cujo tweet motivou a resposta sobre BTS soar como doença. "Luciana desculpe essa avalanche de notificações de chats engraçados no Twitter de mil anos atrás", escreveu.
Milei e Villarruel ocuparam espaço na política argentina com um discurso extremista e preconceituoso. A vice, por exemplo, já criticou inúmeras vezes políticas de direitos humanos, defendeu revogar a lei do aborto e rever indenizações a vítimas da ditadura militar.