Casa Branca diz que execução por asfixia é 'extremamente preocupante'
Do UOL, em São Paulo
26/01/2024 18h43Atualizada em 26/01/2024 18h47
A Casa Branca disse estar profundamente preocupada com a execução de um prisioneiro por asfixia com nitrogênio.
O que aconteceu
O governo do presidente Joe Biden expressou preocupação com o uso do método. Kenneth Smith foi o primeiro condenado à morte a morrer desta forma no país. A decisão foi do estado do Alabama.
Relacionadas
"Os relatos de Kenneth Smith e sua morte na noite passada são obviamente muito preocupantes. É muito preocupante para nós como administração, é muito preocupante para nós aqui na Casa Branca", disse a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26).
Biden também está preocupado em como a pena de morte é implementada nos Estados Unidos. Durante a campanha para presidente, em 2020, ele prometeu trabalhar para abolir a pena de morte federal, mas a promessa ainda não foi colocada em prática. "Isso explica o motivo do presidente apoiar a moratória do procurador-geral sobre a pena de morte federal, enquanto se aguarda a revisão das suas políticas e procedimentos que regem a sua utilização", continuou.
O presidente há muito tempo que diz e tem profundas preocupações sobre a forma como a pena de morte é implementada e se é consistente com os nossos valores. Nós estamos profundamente preocupados com a morte de Kenneth Smith. É preocupante o que ouvimos.
Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca
Pastor diz que homem parecia sofrer
O pastor evangélico Jeff Hood, conselheiro espiritual de Kenneth Smith, afirmou que o condenado aparentava estar sofrendo durante a execução. Processo durou cerca de 22 minutos do início ao fim.
O condenado pareceu tremer e se contorcer várias vezes, puxando as amarras que o prendiam à maca algumas vezes. Segundo a agências de notícias AP (Associated Press) ele teria ficado com a respiração pesada por vários minutos até que ficasse imperceptível, quando o fluxo do gás nitrogênio puro o sufocou completamente pela falta de oxigênio.
Conselheiro espiritual disse em entrevista coletiva que Kenneth teve convulsões. Segundo o pastor, convulsões tiveram início quando o gás nitrogênio foi ligado e "subiu" da máquina para a inalação do prisioneiro, que ofegou diversas vezes e convulsionou.
Antes de morrer, o prisioneiro Kenneth Smith foi autorizado a dar último adeus. Ele fez um coração com as mãos e depois um sinal de "ok" com a mão esquerda e disse: "Esta noite o Alabama faz com que a humanidade dê um passo para trás... Estou indo com amor, paz e luz. Obrigado por me apoiarem. Amo, amo todos vocês".
Não vimos ninguém ficar inconsciente em 30 segundos. O que vimos foram minutos de alguém lutando pela vida, se contorcendo para frente e para trás. Vimos saliva. A máscara foi amarrada à parte de trás da maca e ele balançando sua cabeça para frente e para trás repetidas vezes.
Jeff Hood, conselheiro espiritual
A execução
Kenneth Smith, 58, foi executado na noite de quinta-feira (25). Ele foi colocado numa maca e os agentes amarraram uma máscara de gás para substituir o ar respirável por nitrogênio em seu rosto.
Ele perdeu dois recursos na Suprema Corte dos EUA e outro num tribunal federal para adiar a execução. Smith foi condenado em 1989 pelo assassinato de uma mulher em 1988. A denúncia diz que a morte foi encomendada pelo marido dela, um pastor, que se se suicidou.
A governadora do Alabama, Kay Ivey, confirmou a morte de Kenneth Smith por volta das 23h25 (02h25 em Brasília). "Depois de mais de 30 anos e tentativa após tentativa de manipular o sistema, o Sr. Smith respondeu por seus crimes horrendos."
Smith já havia sido submetido a uma injeção letal em 2022. Na época, os responsáveis pela execução não conseguiram encontrar uma veia "boa".
O que é e como funciona a hipóxia por nitrogênio?
Morte por falta de oxigênio. A execução da hipóxia por nitrogênio causa a morte ao forçar o condenado a respirar nitrogênio puro. Desta maneira, ele é privado do oxigênio necessário para manter suas funções corporais.
O nitrogênio puro e em alta concentração é tóxico. O gás compõe cerca de 78% do ar respirável. No método proposto pelo Alabama, que os parlamentares aprovaram em 2018, o objetivo é justamente remover o oxigênio que está sendo inalado pela pessoa condenada.
No Alabama, o protocolo de execução de hipóxia com nitrogênio não prevê sedação. A AVMA (Associação Veterinária Americana) recomenda a administração de um sedativo até mesmo para animais de grande porte, quando sacrificados desta forma.