Manifestantes jogam sopa na 'Mona Lisa' no Louvre, em Paris
Do UOL, em São Paulo*
28/01/2024 07h41Atualizada em 28/01/2024 09h54
Manifestantes jogaram sopa hoje na "Mona Lisa", uma das obras de arte mais famosas do mundo, que fica sob um vidro blindado no Museu do Louvre, em Paris.
O que aconteceu
Vídeo mostra duas pessoas atirando sopa na pintura do século 16. Elas passam por baixo do cordão de segurança e gritam pedindo "alimentação saudável e agricultura sustentável". Ambas usavam uma camiseta com os dizeres "Resposta Alimentar". "O que é mais importante, a arte ou o direito a alimentos saudáveis e sustentáveis? Nosso sistema agrícola está doente", gritou uma das ativistas em francês.
É pouco provável que a obra-prima de Leonardo da Vinci tenha sofrido qualquer dano. A "Mona Lisa" fica protegida sob um vidro transparente a prova de balas, instalado em 2005 na sala que abriga a pintura (Salle des Etats).
Relacionadas
Funcionários do Louvre colocaram painéis pretos para impedir que o público filmasse a cena, e a sala foi esvaziada para limpeza. Responsáveis por ataques recentes a outras obras (veja abaixo), ativistas do clima dizem que o objetivo das ações não é danificar as obras, que eles sabem estar protegidas,
Essa não é a primeira vez que a "Mona Lisa" é atacada. Em 2022, um homem jogou bolo no quadro, dizendo aos presentes para "pensarem no planeta". Na ocasião, ele foi detido e levado para atendimento psiquiátrico.
A ação deste domingo coincide com a revolta dos agricultores franceses, que há dias bloqueiam centenas de quilômetros de estradas para exigir melhores salários, menos regulamentações ambientais e mais protecionismo.
Outros ataques em museus
O protesto em Paris segue uma série de outras ações recentes promovidas por ativistas do clima em museus europeus, visando chamar atenção para a causa do clima:
- Em novembro de 2022, ativistas do clima jogaram um líquido preto sobre um quadro do pintor austríaco Gustav Klimt num museu na Áustria;
- Naquele mesmo mês, jovens se colaram a quadros de Francisco de Goya no Museu do Prado, em Madri (Espanha);
- Ambientalistas também jogaram purê de batatas sobre um obra de Claude Monet numa galeria em Potsdam (Alemanha) e sopa de tomate numa pintura de Vincent van Gogh na National Gallery, em Londres (Inglaterra).
*Com Deutsche Welle