'Lamentável que atas não tenham aparecido', diz Amorim sobre Venezuela
O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira (7) que é "lamentável que as atas não tenham aparecido" ao falar sobre as eleições na Venezuela.
O que aconteceu
Amorim destacou que falou sobre as atas com o presidente venezuelano. "Eu disse isso para o presidente Maduro. Eu estive com ele no dia seguinte da eleição e perguntei sobre as atas. Ele me disse que seriam publicadas. Depois encontraram esse caminho pela Justiça. Eu tenho que confessar a minha ignorância, não compreendo bem ainda o que a Justiça vai fazer", afirmou em entrevista para o Estúdio i, da GloboNews.
O ex-chanceler também disse temer "um conflito muito grave" na Venezuela. "Eu temo muito que possa haver um conflito muito grave. Não quero usar a expressão guerra civil, mas temo muito. E eu acho que a gente tem que trabalhar para que haja um entendimento. Isso exige conciliação. E conciliação exige flexibilidade de todos os lados", destacou.
Amorim declarou ainda que solução deve passar por mediação. "Temos que encontrar uma solução para isso. Acho, pessoalmente, pelo nível de divisão que eu vejo e existe na Venezuela, que será necessário algum tipo de conversa de mediação", avaliou.
O assessor especial também reafirmou a posição da diplomacia brasileira de atuar como mediadora. E, diante da ausência das atas de votação, por parte do governo de Maduro, e de dados concretos por parte da oposição no país, o ex-ministro das Relações Exteriores considera que ainda não é possível declarar um lado vencedor.
Questionado, Amorim negou que já tenha ocorrido um telefonema entre Maduro e Lula. Avaliou ainda como "muito difícil" que essa conversa ocorra ainda nesta quarta, destacando que o mais importante é a ação conjunta do Brasil ao lado do México e da Colômbia.
No começo do dia 29 de julho, um dia após a votação, a autoridade eleitoral venezuelana declarou Maduro vencedor da eleição, com cerca de 51% dos votos. Contudo, a oposição afirma ter cópias de atas eleitorais mostrando que Edmundo González teria obtido uma vitória esmagadora.
Com Reuters
Deixe seu comentário