OPINIÃO
Escolha de Waltz para vice de Kamala bagunça a campanha de Trump
Josette Goulart
07/08/2024 10h12Atualizada em 07/08/2024 10h12
Esta é a newsletter TixaNews - Eleições Americanas. Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email de segunda a sexta.
Tim Walz parecia que tinha ganho na loteria quando subiu para fazer o primeiro discurso como candidato a vice da Kamala. Pensa numa pessoa feliz, de bem com a vida, contando piada, rindo, fazendo graça. Um amigão. Ou seja, quem ganhou na loteria parece que foi a própria Kamala. Ela já estava lá pronta para rir e dançar e daí escolheu alguém que está disposto a se divertir e tirar sarro de todo mundo.
Relacionadas
Trump, darling, you have a problem.
A bagunça que ficou na campanha de Trump é tão grande que uma das primeiras reações de sua porta-voz foi dizer que Tim Walz é um problema porque permitiu que criminosos votem lá no estado de Minnesota (Walz é governador de Minnesota).
Oi???? Hello, senhora porta-voz de Trump!!! As redes sociais não perdoaram lembrando que é graças a leis estaduais como esta de Minnesota que Trump poderá votar dia 5 de novembro. Como assim, Tixa? Esqueceu que Trump é um criminoso condenado pela Justiça americana? E que vai receber uma sentença sobre sua pena no próximo mês de setembro? Pois é, BRASEW.
O discurso de Walz
— "Obrigado por trazer a alegria de volta."
Essa foi para Kamala, deixando claro que diversão vai ser o tema daqui pra frente.
— "Donald Trump vê o mundo um pouco diferente de nós. Primeiro, ele não sabe nada sobre servir. Ele não tem tempo para isso porque está muito ocupado servindo a si mesmo. Trump enfraquece nossa economia para fortalecer sua própria economia."
Sempre tem os próprios republicanos que pensam: errado não tá.
— "Eles são assustadores e estranhos pra caramba."
Aqui as palavra da vez: creep e weird. O único medo é que os apelidos comecem a pegar para todo mundo e não só para Trump e Vance e a galera comece a se sentir ofendida.
— "E não se engane, os crimes violentos aumentaram sob Donald Trump — isso sem contar os crimes que ele cometeu."
Sim, eles não vão deixar ninguém esquecer que Trump é um criminoso condenado pela Justiça.
— "JD estudou em Yale, teve sua carreira financiada por bilionários do Vale do Silício e escreveu um best-seller destruindo aquela comunidade. Não é isso que a América média é. E eu tenho que te dizer, mal posso esperar para debater com o cara — isto é, se ele estiver disposto a sair do sofá e aparecer."
Essa aqui foi para tirar sarro de um meme que circulou nas redes sociais dizendo o vice do Trump teve relações íntimas com o sofá. A imprensa americana faz questão de explicar que o meme é falso. Como eles checaram, por favor, não me pergunte.
— "Dormiremos quando estivermos mortos."
Sobre os 90 dias que faltam para as eleições
A imprensa americana diz que nos bastidores o que se contava é que Walz disse isso para Kamala quando foi ser entrevistado por ela para a vaga:
"Se eu tiver que atravessar uma parede de tijolos, se eu tiver que fazer coisas difíceis, estou disposto a fazê-lo porque não estou buscando outra coisa."
Os outros candidatos todos queriam ser vices para serem depois candidatos a presidente.
O contra-ataque
Vai ser a campanha da esperança contra o medo?
O lema de Kamala e Walz não é mais aquele do Biden de que as pessoas precisavam votar nos democratas, se não a democracia ia acabar. Ou seja, do medo. Agora eles pedem votos porque são o futuro e dizem para que ninguém vote no Trump porque ele é uma pessoa bizarra.
Já Trump e Vance parecem terem virado a chave para botar medo nas pessoas. Não votem na Kamala e Walz porque eles são esquerdistas demais, porque eles apoiam os criminosos, eles tiram criminosos da prisão, são fracos e incompetentes.
1.Ele supervisionou um refeitório estudantil por 20 anos. Quem passou 20 anos cuidando de estudantes sabe como ninguém falar com os jovens.
2.Ele é treinador. O americano adora um treinador. Tanto que a Kamala já o está chamando de "treinador Walz."
3. Walz foi soldado por 20 anos. Ele foi o soldado alistado de mais alta patente a servir na Câmara.
4.Ele nasceu em uma cidade pequena, de 400 pessoas. Ou seja, é de uma área rural.
5.Ele sabe como defender e vender políticas progressistas para eleitores céticos da classe trabalhadora branca. Afinal, se elegeu deputado pela primeira vez fazendo isso.
6.Ele sobreviveu à vitória esmagadora republicana de 2010 e a vitória de Trump por 15 pontos sobre Hillary Clinton no sul de Minnesota.
7.Ele pode fazer funcionar o manual de Obama: reduzir as porcentagens em áreas republicanas com vitória esmagadora
8.Ele morou na China por um ano para atuar como professor e fala mandarim. Isso é ouro para os republicanos que podem inventar que ele é um comunista chinês disfarçado.
9.Seus filhos foram gerados por fertilização in vitro.
10.Mais da metade dos projetos de lei que Walz co-patrocinou entre 2015 e 2017 foram apresentados por não democratas.
11.Ele é um bom atirador e portador de armas, mas apoiou medidas para controle de armas.
12.Ele foi o orientador do corpo docente da primeira aliança gay-hétero da escola em 1999.
13. Legalizou a maconha recreativa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL