Ponte desaba após tufão no Vietnã, e caminhão é arremessado para rio; vídeo
Câmera instalada em um carro flagrou o desabamento de uma ponte em Phú Tho, no Vietnã, após as fortes chuvas causadas pela passagem do tufão Yagi nesta segunda-feira (9).
O que aconteceu
Uma pessoa morreu e ao menos nove seguem desaparecidas. Além disso, um caminhão foi arremessado.
Relatório indica que elevação do nível das águas causou o acidente. Dois vãos principais foram levados pela força da correnteza, segundo o departamento de transportes de Phú Tho. A imprensa local diz que dez veículos, duas motos e um caminhão caíram no Rio Hong. O primeiro-ministro Ho Duc Phóc esteve no local para vistoriar a ponte. A parte restante da estrutura também corre alto risco de desabamento.
Resgate de vítimas continua. Três pessoas foram resgatadas vivas e levadas a um hospital, mas não há informações sobre o estado de saúde deles, relatou o site de notícias Viêt Nam News. As buscas por mais vítimas e sobreviventes permanecem, mas as condições climáticas na região não ajudam.
Câmera instalada em carro flagrou o momento exato do colapso. Nas imagens é possível ver quando a ponte desaba e arremessa um caminhão para o rio. Um motociclista que vinha atrás freia para não cair também, e motoristas de outros veículos descem dos carros desesperados.
Passagem de tufão
O supertufão Yagi deixou 59 mortos no Vietnã no fim de semana. Considerado pelos meteorologistas o mais poderoso a atingir o norte do país nos últimos 30 anos, o fenômeno climático também deixou centenas de feridos e causou prejuízos às fábricas da região. Entre as vítimas estão seis pessoas, incluindo um recém-nascido e um bebê de um ano, que morreram em um deslizamento de terra na cidade de Sa Pa, no noroeste do país.
A tempestade, que atingiu a costa vietnamita na manhã de sábado (7) perto de Haiphong antes de enfraquecer na noite de domingo (8), causou o colapso de pontes, danificou fábricas e arrancou telhados de casas, com rajadas superiores a 149 km/h.
Enchentes e quedas de energia
Na província vizinha de Yen Bai, a subida das águas levou 2,4 mil famílias a se refugiarem nos andares superiores das suas casas. A água atingiu um metro de altura em partes da localidade.
Cerca de 130 locais em 17 cidades e províncias do Vietnã correm alto risco de inundações e deslizamentos de terra. Levantamento é da autoridade de gestão de catástrofes naturais.
No norte do Vietnã, os cortes de energia afetaram 5,7 milhões de pessoas. Falhas aconteceram no sábado e no domingo, de acordo com o fornecedor nacional de electricidade EVN.
Prejuízos também à indústria
Crucial para a economia do país, esta região abriga fábricas que abastecem gigantes da indústria eletrônica, como a Samsung e a Foxconn, cujos produtos são depois transportados para todo o mundo, através do porto de Haiphong.
A passagem do tufão causou prejuízos para as empresas da região, lamentou Hong Sun, presidente da Câmara Sul-Coreana de Comércio e Indústria do Vietnã. O telhado das instalações de uma empresa de eletrônicos foi arrancado e os produtos, inundados.
Antes de atingir o Vietnã, o tufão Yagi atravessou o sul da China e as Filipinas, matando pelo menos 24 pessoas e ferindo dezenas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberDe acordo com um estudo publicado em julho, os tufões na região formam-se agora mais perto da costa, intensificam-se mais rapidamente e permanecem mais tempo sobre a terra devido às mudanças climáticas.
*Com informações da agência AFP
Deixe seu comentário