Conteúdo publicado há 30 dias

Tangamandapio: cidade famosa por 'Chaves' sofre com enchente no México

A pequena cidade de Tangamandapio, que serviu de inspiração para o personagem Jaiminho, da série mexicana "Chaves", sofreu com alagamentos em decorrência de fortes chuvas neste fim de semana. Parte da população precisou ser evacuada.

O que aconteceu

Rio Colorado, em Tangamandapio, transbordou rapidamente. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que uma caminhonete foi arrastada pela forte correnteza. Não há informações sobre vítimas.

Transbordamento atingiu parte da cidade. Cerca de 50 famílias, em um total de 200 pessoas, foram afetadas pelas inundações. As autoridades locais, em coordenação com a Defesa Civil, disponibilizaram abrigos temporários para os desalojados. A estátua do personagem Jaiminho, que fica na entrada da cidade, não sofreu danos.

"Sim, isso aconteceu em Tangamandapio, mas, graças a Deus, todos estão bem", disse Roberto Escobar Huerta, ou simplesmente El Tito. Carteiro aposentado, ele é conhecido por alguns como o "verdadeiro Jaiminho", personagem de "Chaves". "Parte de Tangamandapio [virou] um caos. Agora vem a limpeza difícil e demorada", acrescentou El Tito.

Chuvas fortes provocaram danos em outras cidades de Michoacán. Morelia, Zináparo, Huetamo, Zitácuaro, Tlazazalca y Tzintzunzan também foram afetadas pelos temporais. Seis pessoas morrera. As autoridades pedem à população para que se mantenha alerta porque há previsão de novas chuvas para os próximos dias.

Tangamandapio é conhecida internacionalmente

Cidade possui cerca de 27 mil habitantes. Tangamandapio está localizada no estado de Michoacán, a 456 km da Cidade do México. Ela deixou o anonimato de lado e ganhou fama —até mesmo internacional— graças ao personagem do carteiro Jaiminho, em "Chaves", que tinha Tangamandapio como a sua cidade natal. A reportagem do UOL visitou a cidade em 2019.

Ideia de colocar o nome de Tangamandapio na série surgiu por pura sorte. Uma lista telefônica foi folheada e a cidade acabou "sorteada", versão confirmada por Bolaños e pelo próprio Padilla —embora ninguém saiba quem fez o tal "sorteio". A única dúvida seria escolher Tingüindín ou Tangamandapio, ambas no Estado de Michoacán. Optou-se pela segunda opção, "por travar a língua".

Apesar da fama, Tangamandapio (que significa "tronco podre que segue em pé", expressão de origem chichimeca) tem sérios problemas de infraestrutura, como a ausência de hospitais, uma única delegacia e apenas duas pousadas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes