Topo

Mulheres são condenadas por rumores transfóbicos contra Brigitte Macron

Brigitte Macron ao lado do presidente da frança Emmanuel Macron Imagem: Getty Images

Do UOL, São Paulo

12/09/2024 11h33

Duas mulheres foram condenadas nesta quinta-feira (12) por espalharem rumores de que Brigitte Macron, primeira dama da França, seria uma mulher transgênero.

O que aconteceu

As duas foram consideradas culpadas por cumplicidade em difamação pública. Segundo o jornal L'independant, uma das acusadas se apresenta como ''médium'' e a outra como jornalista independente.

Relacionadas

Em 2021, elas fizeram uma transmissão no YouTube com rumores transfóbicos. No vídeo, as duas apresentaram uma falsa tese, que consideravam ''robusta'', sobre a primeira dama ter nascido com o nome ''Jean-Michel Trogneux'', como chama seu irmão, e passado por uma transição de gênero.

O Tribunal de Paris determinou que paguem uma multa de ? 500 com pena suspensa. Além disso, também precisarão pagar 8 mil euros de indenização à Brigitte Macron e 5 mil euros ao irmão dela, que teve seu nome associado às fake news.

O presidente Emannuel Macron precisou ir a público esclarecer o assunto. Com a escalada das falsas informações, ele desmentiu os boatos. "O pior são as informações falsas e os cenários criados, com pessoas que acabam acreditando e que te incomodam, inclusive na sua privacidade", disse.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mulheres são condenadas por rumores transfóbicos contra Brigitte Macron - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional